Dicas especiais para a sua cabeleira

A+ A-

Manter os cabelos limpos, além de bonito, é algo fundamental para manter a saúde do couro cabeludo. Entre mitos e verdades, você sabe como lavar bem os cabelos?

Alguns especialistas garantem que passar vários dias sem lavar o cabelo não é aconselhável. Isso porque a limpeza, além de higienizar os fios, previne a criação de fungos no couro cabeludo. Sem a lavagem diária, os fios ficam oleosos e podem provocar a queda precoce.

Mas o simples fato de colocar o shampoo na cabeça não quer dizer que o cabelo está limpo. É preciso esfregá-lo de forma correta. É só separar o cabelo por mechas e fazer movimentos de cima para baixo. No couro cabeludo, evite ao máximo usar as unhas, o correto é usar a ponta dos dedos.

Um dos maiores erros cometidos é utilizar somente a água na lavagem. Sem os produtos corretos não há limpeza e nem hidratação dos fios, o que pode resultar em cabelos opacos, sem contar que o cheiro não vai ser dos melhores. Para obter uma lavagem ideal, escolha um produto indicado para o seu tipo de cabelo.

Ainda não existe nenhuma restrição sobre lavar o cabelo diariamente, mas o que deve ser evitado é lavar diversas vezes durante o dia. Isso porque os nutrientes do cabelo acabam sendo todos eliminados.

Outros tipos de produtos

Há também a opção de lavar o cabelo, à seco. Uma das vantagens desses produtos, que geralmente são em spray, é que ele tira na hora a aparência de fios oleosos e tem um cheiro muito agradável. Porém, se não for usado de forma correta, o cabelo pode ficar duro e esbranquiçado. Ele também não é recomentado para uso diário, já que ele deixa resíduos no cabelo.

Quando o cabelo está sem brilho e pesado, isso é sinal que ainda há muitos resíduos acumulados nos fios e é necessária uma lavagem mais profunda. Para isso, existe os shampoos anti-resíduos. É aconselhável usá-lo a cada 10 lavagens, e depois de aplica-lo, sempre use um condicionador.

Após todas as lavagens é necessário hidratar os fios sempre. Isso porque o condicionador fecha as escamas e garante mais brilho, dificultando que a sujeira entre com facilidade. Nesse processo também é importante usar um produto seguindo as características do seu cabelo. O condicionador não deve ser usado diretamente no couro cabeludo, sempre três dedos abaixo, para não dar caspa e não agilizar o processo de queda.