Detector de Fumaça: saiba mais

A+ A-

Gente, o detector de fumaça é um acessório de segurança importante pra colocar na sua casa, apartamento ou escritório, viu? Isso porque ele percebe qualquer início de incêndio e avisa do perigo. E o legal é que alguns modelos de detector ajudam até a apagar o fogo. Quer saber mais sobre ele? Vem comigo que eu te conto!


Como funciona o detector de fumaça?

O detector de fumaça é um aparelho pequeno que você pode instalar em quantos cômodos quiser. E quando um pouquinho de fumaça chega até ele, o aparelho dispara um alarme pra avisar sobre o perigo, tá?

Agora, além do alarme, alguns sistemas de detecção de fumaça são ligados a irrigadores no teto. Assim, se subir fumaça perto dele, automaticamente são ligados jatos de água pra conter o fogo. Legal, né?

Ah, tem algumas versões de detector que podem ser programadas pra acionar os bombeiros assim que a fumaça for detectada. Muito prático e seguro!


Sistema convencional ou endereçável: qual escolher?

Quando você for procurar um detector de fumaça pra comprar, vai encontrar dois tipos: o convencional e o endereçável.

No convencional, tem vários detectores de fumaça e um dispositivo central que recebe todas as informações. Daí, o lugar fica dividido por setores e, se acontecer um incêndio, a central dispara e avisa em qual setor o fogo tá. Mas ele não mostra o ponto certinho do incêndio, por isso, ele é mais simples que o modelo endereçável. Esse sistema é ótimo pra casas, onde os cômodos são pequenos e é fácil localizar o fogo caso o alarme dispare.

Já nos endereçáveis, cada detector tem um endereço, ou seja, um número de identificação. Se o fogo chegar perto de algum deles, a central mostra onde o dispositivo tá. Então, ele é ideal pra lugares hotéis e empresas, por exemplo, em que pode ser mais difícil encontrar o incêndio sem uma indicação certinha.


Quais as vantagens do detector?

Gente, um detector de fumaça pode salvar a vida da sua família, viu? Se você estiver dormindo, por exemplo, e um incêndio começar, o alarme pode tocar a tempo de todos saírem com segurança.

Por isso ele é muito importante e deve entrar na lista de acessórios de segurança pra casa, tá?


Pra que ele é indicado?

Olha, o detector de fumaça pode ser instalado em qualquer ambiente fechado. Então, você pode ter um em cada cômodo da sua casa e também no escritório.

Aliás, ter detector de fumaça no trabalho é muito importante, já que o lugar passa grande parte do tempo vazio. Assim, o sinal dado pelo detector pode ajudar a chegar a tempo de salvar documentos e até mesmo o prédio em caso de incêndio.


Importante ter um detector de fumaça, né? E aqui no Magazine Luiza tem os melhores modelos! Vem conferir!