Desumidificador no verão ou inverno?

A+ A-

                     

Gente, tempo úmido, ácaro e mofo dão um trabalhão, né? Mas calma, que dá pra resolver tudo isso usando um desumidificador. Esse aparelho deixa os ambientes com a umidade controlada, evita que roupas, livros, alimentos e outros produtos estraguem e dão um fim ao mofo. Legal, hein?! Mas você sabe em qual estação o aparelho tem melhor aproveitamento? Vem comigo, que eu te mostro!


Calor ou frio?

Olha, a umidade é um problema que não escolhe estação, né? E dependendo de como for a sua cidade, o clima úmido pode ficar durante o ano inteiro! Mas sabe uma diferença entre o verão e o inverno? É que na estação quente, a umidade fica mais espalhada pelo ar, enquanto no inverno ela fica concentrada em alguns espaços porque você fecha portas e janelas, usa aquecedores e toma banhos mais quentes.


Assim, o desumidificar serve pra acabar com aquela sensação de que o ambiente tá sempre molhado no verão e pode até diminuir o uso do ar condicionado, porque ele também ajuda a controlar a temperatura. Demais, né?


Além disso, como o verão tem mais sol, ter uma boa iluminação na casa faz ela ser mais arejada. O sol evita o crescimento de ácaros e bolor em cortinas, tapetes, roupas de cama e outros objetos. Aí, o desumidificador serve pra complementar a proteção do sol, te ajudando a ter espaços muito mais saudáveis, viu?


Agora, no inverno, o cuidado maior já é com a falta de sol e a necessidade de deixar os espaços quentes, só que livres de umidade. Por causa do vapor das panelas, do chuveiro quente em casa e até de saunas em espaços comerciais como academias, é importante escolher certinho o tipo de desumidificador, combinado?


Tipos de desumidificador

Por isso, os desumidificadores com compressor são mais indicados pro verão, tá? Isso porque, no inverno eles acabam criando gelo na bobina do motor, estragando ele.


Já pro frio úmido, principalmente se você vai usar o modelo comercial em áreas muito geladas, prefira os desumidificadores dessecantes ou os tipos com defrost, que fazem esse descongelamento automático da bobina e são feitos pra funcionar em temperaturas mais baixas. Aí sim!

                       

Desumidificador com defrost automático e aviso sonoro de reservatório de água cheio

 

Uma das vantagens de ter desumidificador é proteger produtos delicados que estragam com a ação do tempo e com crescimento de fungos. Pra isso, você pode contar com os desumidificadores profissionais. Em alguns modelos, a umidade relativa do ar ideal, que deve ficar entre 50 e 60% é controlada automaticamente pelo aparelho, que liga e desliga o umidostato sempre que precisa. OU seja, o umidostato automático faz a umidade do ar ficar sempre equilibrada, não importa se é inverno ou verão. Uau!

                    

 

              O desumidificador comercial liga e desliga o umidostato automaticamente

 

Ah! E pra não errar a mão, é sempre importante saber a metragem do espaço onde você vai instalar ele, pra escolher um desumidificador que funcione pro tamanho de ambiente que você tem, viu?


Quer mais dicas sobre os desumidificadores? Então dá só uma olhadinha aqui!


No Magazine Luiza você encontra o desumidificador ideal pro seu espaço comercial ou pra sua casa, e com as melhores ofertas!