Deixe sua mesa sempre linda

A+ A-

 

Gente, na hora de receber a família ou os amigos pra um almocço ou jantar, é ideal ter uma mesa bem bonita, viu? E, além de alguns acessórios pra decorar e arrumar a mesa, você também precisa saber de algumas regrinhas. Vem comigo que eu te falo.

A primeira delas é o planejamento. Você precisa saber quem vai no jantar e o que vai servir! Nessas horas tem que pensar nas crianças também, tá? E, dependendo do tipo de jantar que for fazer, dá pra dividir entre um jantar formal ou informal.

 

Jantar formal
Se for um jantar mais formal, tipo um noivado, tem algumas regrinhas específicas, viu? Por exemplo, 
os pratos e talheres tem que ser colocados de fora pra dentro. Os garfos na esquerda, com os dentes pra cima, e a faca e a colher na direita.

 

Ah, os pratos precisam ficar empilhados também na ordem que as comidas vão ser servidas. Uma dica é colocar um sousplat por baixo. Fica lindo! Outro detalhe que deixa a mesa mais bonita é usar o guardanapo de tecido. O ideal é deixar ele do lado esquerdo do prato, tá? Já os talheres de sobremesa devem ficar na parte de cima dos pratos.

 

Os copos também tem que ficar bem organizados, viu? O certo é usar uma taça pro vinho branco, uma pro vinho tinto, uma pro champagne e outra pra água. Parece muito, né? Mas é assim mesmo!

 

E pra que tudo fique perfeito, a decoração da mesa tem que ser muito bem escolhida! Uma dica é usar flores e arranjos que não atrapalhem a visão ou a conversa dos convidados e amigos. Vai ficar show! 

                     

Você pode ousar na decoração com o que tiver em casa, como as maças nessa imagem

 

Jantar informal
Agora, se o seu jantar for informal, não precisa se preocupar muito com a 
mesa, afinal, ela vai ficar apenas com as comidas. Então, uma decoração mais simples já tá ótimo! A dica é usar algumas flores e castiçais que combinem com o tema do jantar.
 
Os pratos e talheres podem ficar no começo da mesa, tá? Assim, os convidados pegam na hora que forem se servir. A dica aqui é ter mais de um prato principal, pra ter certeza que você vai conseguir agradar todos os seus convidados.

 

Já os copos e taças devem ser servidos pelos garçons. Enquanto as sobremesas tem que ficar em outra mesa. Ah, se tiver docinhos, a dica é colocar eles numa bandeja bem bonita.

                   

Pequenos arranjinhos de flores também fazem sucesso na mesa de jantar

 

Misturado

Uma opção bem legal é misturar os dois estilos, o formal e o informal. Você pode organizar a mesa de um jeito mais formal, mas deixar os pratos apenas pra entrada, principal e sobremesa. Ah, e o próprio dono da festa pode servir, deixando os convidados mais a vontade. E, você também pode deixar só copos para cervejas e água na mesa.

 

Pronto, agora é só organizar o jantar do jeito que você preferir!