Deixe seu carro seguro: o que ter?

A+ A-

                      

Gente, pro seu carro ficar bem seguro, alguns acessórios, como air bags e cinto de segurança, fazem toda a diferença, viu? Agora, na hora de trocar ou colocar no seu carro, tem detalhes que você precisa conhecer! Quer saber mais sobre esses itens de segurança? Vem comigo que eu te conto!


Cinto de segurança


O cinto é muito resistente a impactos e obrigatório em todo carro


Olha, o cinto de segurança é um item de segurança obrigatório e já vem do jeito ideal pra uso quando você tem um carro novo, viu? Agora, com o dia a dia, ele pode acabar desgastando, desfiar ou ter algum corte, por exemplo. Nesse caso, precisa trocar por um novo!

A dica é escolher um cinto de segurança do modelo ideal pro seu carro, tá? É fácil encontrar cintos pra veículos como Gol, Saveiro, Corsa e vários outros! E tem casos em que precisa ficar de olho também no ano de fabricação do veículo. Então, vale a pena ter atenção nisso, viu?

Outra dica: se você tem crianças com idade pra ir no banco de trás, sem precisar da cadeirinha, vale a pena investir num posicionador de cinto. Ele ajuda a manter o cinto na posição ideal pra não machucar o pescoço dos pequenos, por exemplo.

Ah, se você tem cachorro, dá pra ter também modelos especiais de cintos pra cães, pra deixar eles bem seguros durante o passeio de carro! Adorei!


Air bags


O air bag pode ser instalado em várias partes do carro, como no porta-luvas


Gente, os air bags são, sem dúvidas, um dos acessórios mais importantes pra proteger os passageiros num acidente de trânsito. Eles são sacos de tecidos bem flexíveis que, assim que acontece um grande impacto no carro, se enchem muito rápido de ar pra amortecer a colisão, viu?

E se o seu carro veio sem o air bag, não tem problema, é só levar numa oficina que os mecânicos podem instalar pra você. Eles ainda podem ser colocados em várias partes do carro, como no volante, nos painéis da frente, porta-luvas, nas portas e até atrás dos assentos da frente. Daí dá pra escolher os tipos que você quiser. Bom, né?

Uma dica: os air bags são muito resistentes e podem durar 10 anos ou mais. Agora, é bom toda vez que você fizer uma revisão no carro dar uma olhadinha pra ver se ele tá funcionando, se não tem rasgos ou não tá funcionando quando é preciso. Se ele tiver algum desses probleminhas, é só trocar por um novo.

Aliás, é bom saber também que o airbag só pode ser usado uma vez, seja durante um acidente ou até mesmo depois de uma parada forte do carro. Toda vez que ele abre e se enche de ar, você vai precisar trocar o airbag por um novo, tá?


Travas nas portas


Esse alarme é elétrico e trava as portas com a ajuda de botões internos e controle


Outro acessório que dá bastante segurança pro seu carro é a trava na porta! Dá pra escolher entre o modelo mais tradicional, em que basta você apertar o pino das portas pra ele descer e travar o acesso, ou o tipo elétrico e com sistema de alarmes!

Nesse tipo mais moderno você pode travar as portas com a ajuda de um botão que geralmente fica no volante ou na porta de quem dirige, e também quando sair do carro, usando o controle. Daí, se alguém tentar abrir o seu carro, o alarme dispara! Simples!

Ah, sempre fique de olho pra ter certeza de que tá tudo bem com as travas ou o alarme do carro. É normal depois de uns 3 anos esses acessórios travarem ou terem que ser trocados, tá?


Adesivos refletivos


O adesivo vermelho é bom pra segurança e ainda fica incrível no para-choque do carro


Agora pra deixar seu carro sempre visível, principalmente em estradas escuras e durante a noite, os adesivos refletivos são ótimos! O legal é que tem modelos de várias cores que, quando recebem luz direta, brilham. Dá pra escolher entre adesivos vermelhos, amarelos e verdes!

E tem ainda as faixas magnéticas! É só colocar nas portas ou na lataria da frente e de trás do carro. Elas conseguem absorver impactos e também protegem a pintura contra arranhões. Adorei!

Agora é bom saber também a hora de trocar o adesivo, tá? Como ele é um acessório que vai tá exposto a sol e chuva, depois de um tempinho pode ir descolando ou perder a cor. Se isso acontecer, chegou a hora de trocar por um mais novo, que fixe bem no carro e tenha as cores bem vivas!


Câmera veicular


Instalada no retrovisor do carro, essa câmera é ótima pra te ajudar a estacionar


Já a câmera veicular é ideal pra te ajudar a ver bem quando for estacionar, dar a ré e até avisar se o seu carro tá muito próximo dos veículos por perto!

Alguns modelos ainda podem gravar o ambiente de dentro e de fora do carro, ótimo pra registrar qualquer coisa diferente que aconteça! Outros tipos de câmera têm também sistema de alarme, que apita quando o carro tá muito perto de outro, a ponto de bater. Prático, né?

Você pode ter o visor da câmera no lugar que preferir, como no painel do veículo, ao lado do volante e até no retrovisor.


Ah, e que tal pegar mais algumas dicas pra manter a segurança do seu carro? Dá uma olhadinha aqui!

E se precisar de serviços pros seu carro, agora você pode contratar serviços aqui no site com os nossos parceiros, tá?

Gostou? Aproveite pra escolher aqui no Magazine Luiza alguns acessórios de segurança pra pro seu carro, como air bags, cinto de segurança e muito mais!