Decore o quarto pequeno

A+ A-

Tá com dúvida na hora de decorar um quarto pequeno? Sabia que distribuir bem os móveis e escolher cores claras pras paredes e acessórios ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante e espaçoso? Por isso, separei algumas dicas pra você aproveitar melhor o seu espaço. Olha só!

Camas multifuncionais

Os Beliches e Treliches economizam e liberam espaço no quarto pra colocar tapetes, móveis e outras peças, como puffs, baús e até caixas de brinquedos no quartinho das crianças, por exemplo. Sem contar que as beliches são ótimas pra irmãos que dividem o mesmo quarto, ou até mesmo pra quem recebe muita visita em casa pra dormir.

Ah, olha só que legal! Também tem as camas com baús e gavetas na parte debaixo ou a famosa bicama que funciona superbem na hora de economizar espaço. Muitos modelos tem prateleiras e nichos que podem ser usados até como estante de livros pra aproveitar bem o ambiente.
 
Guarda-roupa
Gente, o guarda-roupa é um móvel essencial no quarto, mas dependendo do modelo acaba ocupando muito espaço. Por isso, minha dica é: se você tem quarto pequeno, escolha um modelo com porta de correr, que não precisa de extensão pra abrir e fechar a porta. Outra vantagem é que os trilhos duram um pouco mais do que as dobradiças tradicionais.
 
Aumente o espaço com jogos de luz e espelhos

Espelhos bem colocados em portas de armários ou na parede oposta à cama, por exemplo, fazem o quarto parecer maior do que realmente é. Sabe aquela luz que fica apontada pra parede ou outra superfície e faz o ambiente ser iluminado de forma mais suave? Então, é uma ótima estratégia pra aumentar o ambiente.

Que cor escolher pro quarto parecer maior?
Duas já está ótimo, viu?! Porque senão fica muito exagerado, as cores fortes dão a sensação de lugar apertado, diferente das cores claras. Ah, use cores claras no teto, principalmente se ele for baixo, porque dão a sensação de quarto maior. 

Uma dica especial pro quartinho das crianças é: tonalidades de azul, turquesa e lilás são ótimas pra relaxar os pequenos. Já cores vivas, como amarelo e laranja são mais indicadas pros quartos de brinquedos ou estudo, porque estimulam a energia deles. 

Ah! Sabia que você precisa misturar móveis verticais com os horizontais? Só pra explicar: móveis verticais são aqueles que tem maior altura, como uma estante, por exemplo. Os horizontais, são os que ocupam mais espaço, como camas e mesinhas. Pois bem, decoradores dizem que, quando a gente usa mais móveis verticais, o ambiente fica mais frio, com cara de escritório, sabe? Já quando se usa mais móveis horizontais, tudo fica mais aconchegante. Mas, daí, claro, você ocupa mais espaço também! Então, o segredo é equilibrar. Anota aí, porque isso vale pra qualquer quarto:

- Prateleiras: sempre abertas aos lados, pra dar mais leveza;
- Cadeiras: sem braço pra não ocuparem espaço extra;
- Mesas de apoio: pequenas e funcionais;
- Estantes pra livros: as suspensas (como esses
cubos que temos aqui no site)  aproveitam melhor os espaços pequenos do quarto. Dá até pra colocar em cima do batente da porta se precisar.

Pronto pra decorar? Então, clique aqui e escolha os móveis do quarto!