Cuide do seu jardim com 10 dicas

A+ A-

Você sabe que todo bom jardineiro tem seus truques para manter o jardim lindo e saudável durante o ano inteirocuide-do-seu-jardim-com-10-dicas, não é mesmo?! Então por isso, separei algumas dicas para você cuidar do seu jardim igual, e ter plantas e flores sempre bonitas. Vem com a Lu!

1. Conheça bem o seu jardim: gente, um bom jardineiro deve saber o potencial do seu jardim, quais as melhores plantas e flores para  cultivar e qual lugar, porque elas dependem de luminosidade e água.

2. Tire o mato e as plantas daninhas: o mato alto e as plantas daninhas são problemas muito comuns em jardins. Então a limpeza é fundamental. Geralmente, as espécies prejudiciais podem ser retiradas com a mão. Mas, e se a raiz estiver profunda? Simples, com uma pá pequena você pode cavar o solo, e pra acabar com o mato alto, use uma tesoura de jardinagem. Porém, se o terreno for grande e estiver infestado de ervas daninhas você pode usar herbicidas, que é uma mistura de água, sal e vinagre, que pode ajudar na manutenção do jardim. Fácil, né?!

3. Qualidade em vez da quantidade: não se empolgue na hora de comprar sementes e mudas, viu?  A dica é saber o tamanho do espaço pra não correr o risco de plantar em excesso.

4. A melhor escolha: quando for comprar, o ideal é investir em espécies mais estáveis e resistentes. Fique de olho no fundo dos vasos e recipientes pra ter certeza que as raízes não estão muito torcidas ou que não tenha insetos, tá? Resista à tentação de comprar flores que já floresceram, porque elas têm uma resistência menor à plantação do que aquelas que ainda não floresceram.

5. Pesquisa e faça orçamentos: pra quem quer economizar, uma boa dica é comprar fora de época e pela internet, assim você pode encontrar espécies do mundo inteiro com bons descontos. E fique atento nas promoções de lojas especializadas, faça troca de enxertos com vizinhos e amigos e aprenda a poupar água pra regar, como colocar baldes pra pegar a água da chuva.

6. Economize água: na hora de semear, junte as plantas que precisam de mais água, e coloque uma bem perto da outra. Ahh, uma dica importante, é regar quando a temperatura não estiver tão alta.

7. Limpeza dos utensílios do jardim: não lavar os materiais de jardim, facilita a transmissão de doenças, como pestes ou insetos entre as plantas. Por isso, sempre lave com água e sabão, e só use material em bom estado de conservação, assim você evita a formação de ferrugem.

8. Jardinagem em vasos: a jardinagem também é uma boa opção para quem tem pouco espaço para plantar. No mercado você encontra uma espécie de terra específica para vasos que garante uma boa circulação de ar e a drenagem do solo.

9. Cenário colorido: para garantir botões sempre abertos, é bom tirar todas as flores secas da planta para que ela possa voltar a florescer.

10. Jardim perfumado com uma horta caseira: imagina só ter uma mini-horta em casa? Seria demais, não é mesmo!? Pra isso você pode investir em temperos utilizados nas refeições, como a sálvia, a hortelã, o tomilho e o manjericão.

Ufaa!  Quanta coisa, hein!? E aí gostou das dicas? Agora é só colocar em prática e deixar seu jardim ainda mais bonito!