Cuidados: como limpar tapetes

A+ A-

              

Gente, os tapetes deixam a casa mais bonita, né? Mas, pra não juntar ácaros, poeiras e outros micróbios que podem causar alergia, é importante manter eles sempre limpos! Quer saber como fazer a limpeza de vários tapetes diferentes? Vem que eu te conto!


Tapetes felpudos

Eles são fofos e confortáveis, mas precisam de um cuidado especial na limpeza pra não juntar pó, viu? Por isso, a dica é usar o aspirador ou uma vassoura macia pra tirar aquela sujeira mais grossa. E se estiver manchado, passar um pano úmido com um pouco de amaciante de roupas costuma funcionar.

Ah, só lave esse tipo de tapete se ele tiver sujo ou encardido, tá? E na hora de lavar não deixe muito tempo úmido. Outra dica é deixar secar bem esticado numa área de serviço ventilada, de preferência na sombra.


Tapetes de fibra natural

Aqueles capachos da porta de entrada costumam ser de fibra natural! Então não é recomendado jogar água nele, pois ele pode amolecer e depois apodrecer. Pra limpar, o ideal é bater bastante pra tirar o pó e depois passar um pano úmido bem torcido.


Tapetes de borracha ou vinil

Os tapetes da cozinha costumam ser de borracha ou vinil, sabia? Os modelos feitos desses materiais são os mais práticos de limpar! É só usar um pano úmido com detergente neutro ou sabão de coco e, depois, passar outro paninho úmido pra tirar o produto de limpeza. E se ficar alguma marca mais resistente, esfregue um pano com as mãos mesmo que ela sai muito fácil!


Tapetes de poliéster tingido

O tapete de poliéster é fácil de limpar, mas não pode lavar, tá? É que ele pode desbotar.
O aspirador e uma batidinha são suficientes pra limpar bem ele. Ah, e não use vaporizador, tá? Ele pode derreter as fibras e a tinta, estragando seu tapete.


Pronto! Agora já sabe como limpar seu tapete. E se quiser comprar um novo, dá uma olhadinha nos modelos incríveis aqui do Magazine Luiza!