Cuidados pra usar amolador e afiador

A+ A-

Gente, um amolador e um afiador são acessórios muito importantes numa cozinha porque deixam facas, canivetes, tesouras e outros objetos cortantes sempre como novos! Mas, pra esses aparelhos durarem mais tempo e você não ter nenhum acidente durante o uso, eu tenho algumas dicas bem legais pra te dar! Vem comigo!


Conheça bem o seu tipo de amolador ou afiador

Olha, esses dois equipamentos podem ser manuais e elétricos, viu? Cada um pode ter um diferente tipo de apoio na mesa ou o jeito ideal de segurar. Então, tem que ler o manual pra saber como usar e assim você protege sua mão!


Agora, também é bom ficar de olho no encaixe de amolação ou afiação. Ou seja, modelos mais simples vêm com 1 só, mas outros contam com dois ou três. É o fabricante que vai te dizer como usar esses espaços do jeito certo, tá?

Antes de amolar ou afiar, limpe o equipamento


Essa limpeza serve pra tirar qualquer sujeira que tenha caído no encaixe. Daí se for mais durinha, pode deixar difícil afiar ou amolar! Por isso, pra deixar tudo limpo, basta usar um pincel com cerdas grossas. Legal!


Guarde o amolador e o afiador no lugar ideal

Além disso, quando é do tipo chaira, pode ser guardado dentro de um cepo ou suporte. Amoladores e afiadores de pedra devem ficar guardados em gavetas, longe de umidade e do sol, combinado?


Já os amoladores e afiadores elétricos precisam ficar dentro de armários, sempre com o cabo bem enrolado. Como vêm com partes de plástico e fios, eles também devem ficar longe do sol, tá?


Ah, esses acessórios são ótimos pra ter no cantinho do churrasco, viu? Pra conhecer outros, clica aqui!


Precisando de
amolador ou afiador? Vem encontrar o modelo ideal pra você aqui no Magazine Luiza!