Cuidados para evitar a queda de cabelo

A+ A-

                   

Quando o cabelo começa a cair em grande quantidade, bate um desespero, não é verdade? As causas podem ser variadas como: genética, alterações hormonais ou estresse, tanto nos homens como nas mulheres.

Já as causas da calvície ainda são desconhecidas, mas acredita-se que os hormônios sexuais masculinos (em especial a testosterona), associados aos genes são os principais vilões. A calvície afeta mais os homens, mas também pode ser um problema para algumas mulheres.

                  

O seu estado emocional ou até mesmo o uso de medicamentos para algumas doenças também podem provocar a queda de cabelo em homens e nas mulheres. Por isso, para saber o real motivo da queda, é fundamental consultar um dermatologista.

Dicas pra evitar a queda de cabelo
- Mas, existem algumas dicas que podem ajudar a diminuir a queda dos fios. Por exemplo, use produtos específicos para essa função, como
shampoo antiqueda ou tônico capilar.

- A oleosidade em excesso é uma das principais causas da queda de cabelos. Por isso, lave os fios com frequência. Não precisa ser todos os dias, a não ser que a raiz seja muito oleosa.

- Enxague muito bem os cabelos, retirando todo o shampoo e o condicionador. Se sobrar algum resíduo nos fios, eles podem ficar pesados e sem movimento e isso aumenta a produção de oleosidade na raiz.

- Outra dica bacana, principalmente para quem está com os cabelos fragilizados, é usar o condicionador ou creme de pentear para desembaraçar os fio ainda no banho. Comece pela pelas pontas e deixe a raiz por último.

- Os cabelos só devem ser presos com elásticos quando eles estiverem bem secos, pois se ainda estiverem molhados ou úmidos, a raiz pode sofrer danos, favorecendo a queda.

- E os cabeleireiros indicam as escovas com pinos e bolinhas de massagem na ponta, esse modelo protege o couro cabeludo, evitando a quebra e queda dos fios.

- Uma alimentação saudável e rica em vitaminas deixa seus cabelos mais bonitos. Por outro lado, se você não estiver se alimentando bem, a consequência é a queda bem maior dos fios. Existem também medicamentos que previnem a queda de cabelo.

Bom, como eu já disse essas dicas são para ajudar a evitar a queda, mas, não  deixe de consultar o dermatologista para tirar todas as dúvidas, combinado?