Cuidados e manutenção de portas

A+ A-

Gente, as portas garantem a segurança, privacidade e a beleza de uma casa, né? Por isso, é tão importante cuidar bem delas. Separei algumas dicas simples, você vai descobrir que a manutenção das portas é fácil e rápida. Ah, sem contar que ajuda também a economizar o seu tempo e dinheiro. Olha só:

                  


Madeira


- As portas de madeira são populares pela beleza e por durarem bastante. Mas, pra manter a sua sempre novinha, o segredo está na proteção. Isso mesmo!  As portas de madeira não podem ficar expostas ao sol por muito tempo, assim como à chuva e ao vento. Tanto que tem vários produtos no mercado especiais pra usar nesse tipo de porta. São vários tipos de verniz, que formam uma camada sobre a madeira, e deixa ela protegida. Tem também produtos com protegem do sol e da água. E sabe o que é legal? Você consegue achar esses produtos em várias tonalidades, inclusive incolor! Assim você mantém a beleza e cor natural da madeira, né?
 
- Agora, se você quiser pode pintar sua porta. A madeira aceita bem a aplicação de várias tintas, só precisam ser específicas pra usar em madeira, viu?! Esses produtos podem dar também um acabamento fosco, brilhante ou semi-brilho e são ótimos pra evitar mofo e umidade. Bacana, hein?
 
- E olha só, um dos motivos que pode estragar muito rápido qualquer porta de madeira são os cupins. Esses bichinhos se alimentam de madeira e, com o tempo, podem destruir sua porta. Eles também podem atacar móveis e armários da sua casa.
Mas, a boa notícia é que dá pra se livrar deles fazendo uma dedetização com especialistas em pragas, ou se preferir, tem produtos pra aplicar apenas em madeira, que funcionam como um inseticida, eles não deixam os insetos se reproduzirem.

- Também tem no mercado, portas de madeira tratada. Elas recebem, como se fosse um banho, de inseticida natural antes de sua secagem. Assim, duram mais e são mais resistentes aos cupins! Legal, né?
 

Aço


- As portas de aço são resistentes e costumam ser mais baratas. Mas, tem que tomar cuidado com a ferrugem. Elas precisam ser pintadas com frequencia. Pra isso, a escolha ideal é um esmalte sintético. Ele ajuda a proteger o aço e ainda vai deixar sua porta mais bonita.
 

Alumínio


- As portas de alumínio são bonitas, leves e resistentes. E o alumínio é um metal que não enferruja. Por isso, ele é ótimo pra aguentar sol e chuva, sem estragar. Agora, pra cuidar desse material, tudo que você precisa é de água e sabão neutro pra limpar. Mas, cuidado com esponjas abrasivas ou produtos que tenham solvente na fórmula. Pois eles podem acabar com o brilho e a beleza natural do alumínio, viu?!
 

PVC


- As portas de PVC são muito usadas em outros países, porque têm preço bom e e duram muito. E aqui no Brasil, os modelos mais comuns são as portas sanfonadas, sabe?
Além de economizar espaço, as portas sanfonadas são fáceis de instalar e limpar. Essas portas correm por um trilho que precisa estar sempre alinhado e com todas as peças completas.
Assim ela não perde a função. E como o PVC é um material plástico, elas também não podem ficar no sol e altas temperaturas.
 

Pra Todas Elas


- Nunca esqueça que a manutenção das portas deve ser frequente. É importante também checar parafusos, dobradiças e fechaduras uma vez por ano, pelo menos. E se sua porta estiver emperrando ou torta talvez seja a hora de  trocar por uma nova, né?
 

Aprendeu tudo sobre manutenção de portas? Então veja aqui no Magazine Luiza os modelos que temos pra você!