Cuidados com ralos e grelhas

A+ A-

Gente, se a água não tá passando pelo cano, então é hora de limpar os ralos e grelhas, viu? Quando isso começa a acontecer é sinal que eles estão entupidos. Mesmo com as grades de proteção, algumas sujeirinhas e fios de cabelos podem passar e, depois de um tempo, essa sujeira acumula e não deixa a água ir embora pro esgoto.


Mas, pode ficar tranquilo, tá? Porque limpar os ralos é bem fácil. Se você tomar alguns cuidados todos os dias, como tirar os fios de cabelos, restos de sabonete e folhas de plantas deles, já ajuda muito. Ah, é importante também, não deixar os ralos e grelhas destampados, hein!

                  


Passo a Passo da Limpeza


Mesmo tomando todos os cuidados, sempre acaba escapando alguma sujeirinha pra dentro do ralo, né? Aí, pra ele não entupir, você pode seguir um tipo de manual de limpeza pelo menos uma vez por mês. Olha só:


- Comece colocando luvas de borracha pra proteger as mãos.


- Depois, tire a tampa do ralo que você vai limpar. Se ela não sair é só pular essa parte e ir pra próxima, tá?


- Agora, veja se tem algum tipo de sujeira na caixa receptora, que é aquela parte dentro do ralo. Se tiver, tire e jogue no lixo. Não jogue no vaso sanitário, tá?


- E, se precisar alcançar um pouco mais fundo no tubo por onde a água desce, use uma haste, como um arame, por exemplo, e passe bem devagar nas paredes do cano. Se tiver alguma coisa presa, isso vai ajudar a soltar. Aí, você tem que puxar essa sujeira pra fora, viu? O ideal é que ela não desça pelo cano.


- Depois que você tirou toda a sujeira que conseguiu, jogue meio copo de água sanitária no ralo. Bem devagar, tá? Isso vai ajudar a desinfetar e melhorar a limpeza.


- E pra limpar a tampa e a base do ralo, você pode usar uma escova de vaso sanitário ou uma esponja, viu? Dá pra deixar as peças bem limpinhas.


- Pra terminar, jogue bastante água limpa e feche o ralo.


- E já que você tá limpando o ralo, aproveite pra ver se as peças estão todas encaixadas certinhas e se o cano ou a base não estão rachados, tá? Se perceber algo estranho, converse com um encanador de confiança pra ver se precisa trocar alguma coisa.


Entupiu. E agora?


Gente, tem vezes que mesmo fazendo tudo certinho o ralo entope, né? E, em alguns casos só chamando alguém especializado pra resolver, viu? Você pode até tentar, mas só vai conseguir se o que tiver bloqueando a passagem de água for fácil de tirar.


Pra começar, é bom fazer aquele passo a passo de limpeza que eu ensinei. Depois de tirar toda a sujeira, jogue um pouco de bicarbonato e vinagre no ralo, mais ou menos uma xícara de cada um.


Espere alguns minutos e coloque um pouco de água quente, sem ser fervendo, tá? Aí espere mais um pouco e jogue água limpa pra testar se o ralo desentupiu.


Agora, se não der certo e o ralo continuar entupido, é melhor chamar um especialista. Não tente usar produtos químicos, viu? Eles podem corroer a tubulação e aí o problema vai ser bem maior.


Desentupir aquelas grelhas que costumam ficar do lado de fora das casas é mais difícil, então é melhor deixar pra um profissional fazer isso, tá?


Escolha os ralos e grelhas da sua casa aqui no Magazine Luiza