Cuidado com as ferramentas

A+ A-

Gente, ter alicates, serras, trenas e outras ferramentas em casa pode fazer toda a diferença na hora de consertar algo ou redecorar algum cômodo, né? Agora, pra que elas funcionem sempre direitinho, precisam ser bem cuidadas no dia a dia! Não sabe como? Então, vem comigo que eu te ajudo!


Trena, nível e esquadro

A trena é uma ferramenta que não pode faltar na sua caixa de ferramentas, viu? Afinal, ela serve pra medir tudo! Daí, pra ela não quebrar, nunca puxe a fita de medição além do limite, combinado?


Outra dica é não molhar e nem deixar a trena no sol porque ela pode enferrujar, perder as cores e ter os números apagados. Agora, se a trena for eletrônica, guarde ela na caixinha ou capinha original sem pilhas ou baterias, viu?


Já o nível, que é aquele aparelho usado pra ver se uma superfície tá retinha ou inclinada, não pode ficar exposto ao frio ou calor excessivo, tá? É que, em lugares muito quentes, o líquido dele pode até evaporar! Então, guarde sempre num lugar seco, escuro e bem ventilado! E se o nível for a laser, vale o mesmo cuidado da trena elétrica!


O esquadro que é outro equipamento que te ajuda a fazer medições, é bem delicado. Então, na hora de guardar, você não pode colocar nada em cima dele, viu?  Senão, ele pode entortar e não vai mais te dar as medidas certas.


Chaves e alicates

Olha, a primeira coisa a fazer pra sua chave durar bastante é nunca usar ela em parafusos, porcas ou outros itens pros quais elas não sejam feitas, tá? Isso vale pra chave biela, de fenda e outros tipos também, que podem entortar se você forçar demais num uso errado. 


Outra dica é nunca usar suas chaves pra bater, martelar ou tentar desemperrar coisas. Isso pode até mesmo quebrar ela, principalmente as chaves com pontas finas!


E, depois de usar, sempre limpe sua chave com um pano seco e guarde numa caixa própria ou caixa de ferramentas, tá?


Já com o alicate, a preocupação maior é a ponta. Nunca use ele em função, temperatura ou material que não são indicados pelo fabricante, combinado? Se a ponta for quebrada, entortada, desgastada ou queimada, a ferramenta pode perder grande parte da sua utilidade.


Uma dica bem legal no caso de alicates é que eles devem ser guardados fechados, tá? E, se eles tiverem pontas finas ou forem de corte, proteja a ponta com pedaço de mangueira ou plástico.


Ah, óleo lubrificante na junção em que o alicate abre e fecha sempre cai bem antes do uso.  Assim ele consegue ficar novinho por muitos anos!


Brocas, parafusos, porcas, rebites e pregos:

É sempre legal você ter uma caixa de ferramenta específica pra brocas e separar elas de acordo com o tipo de material que devem furar. Ou seja, não misture as que são ideais pra madeira com as que são pra furar cimento e assim por diante.


Se você não tiver as caixinhas certas pra cada tipo delas, use caixinhas de plástico ou vidros pequenos.


Pra parafusos, porcas, rebites e pregos, vale a mesma dica das brocas. Tenha sempre um vidrinho pra cada tamanho e tipo de material! Assim, você ganha tempo na hora de fazer algum reparo, tá?


Dá pra reaproveitar vidrinhos pequenos e etiquetar eles com cada tipo de parafuso, porca, rebite ou pregos e guardar todos numa prateleira ou numa gaveta. Prático, né?


Serras, navalhas, tesouras e outras ferramentas de corte

Se você tem tesouras de poda, serras, serrotes, serra copo e outras ferramentas de corte, é importante cuidar das lâminas, viu? Nunca deixe elas debaixo de sol, chuva e nem guarde nada molhado.


Antes de usar, passe óleo lubrificante próprio pra ferramentas. E na hora de guardar, nada de empilhar com outros objetos que podem entortar ou estragar a lâmina de corte, viu? O lugar delas é em caixas próprias ou armários de ferramentas com gavetas.


No caso de ferramentas cortante, use painel de ferramentas fechado e bem longe das crianças!


 

Painel de ferramentas com chave e gavetas:  tudo organizado e longe das crianças


Equipamentos: saiba como cuidar

Gente, além de ficarem sempre limpos, secos e longe de sol e chuva, é importante proteger equipamentos da poeira, viu? Ela é uma verdadeira vilã pra motores de ferramentas portáteis como soprador térmico, furadeira e parafusadeira. Então, guarde elas na caixa original, sem brocas, bicos e com fio enrolado direitinho pra ele depois não dar mal contato!


Discos e lâminas de corte devem ficar numa caixa separada da ferramenta pra não amassar, riscar ou dar problemas de encaixe. E uma dica é nunca guardar discos, brocas e outras ferramentas gastas, porque elas forçam os equipamentos, viu? Eles sempre devem ser substituídos por novos!


Outras dicas de manutenção:

- Invista em caixas e bolsas de ferramentas. Além de deixar tudo organizado, você ganha espaço e agiliza seu trabalho na hora de trabalhar.

- Separe sempre as ferramentas pra lidar com hidráulica e elétrica das ferramentas gerais em caixas separadas. Isso evita o uso errado delas e  previne acidentes com choques. Simples, né?

- Ferramentas fixas ou de bancada precisam de capa. Pra ferramentas menores com bico ou lâminas aposte em capinhas, caixinhas de plástico ou ponteiras de borracha.

Óleos lubrificantes e silicones multiuso servem pra limpar ferramentas e pra você fazer a manutenção das que ficam sem uso por mais de 6 meses, evitando ferrugem ou que elas emperrem.Então, não fique sem eles, tá?

- Use sempre que possível pedras próprias pra amolar serras, serrotes, amoladores pra lâminas ou até multiafiadores pra brocas, tesouras, facas e outros. Eles são demais!

 
O multiafiador serve pra facas, brocas, tesouras, formão e outros


Agora que você já sabe como cuidar das ferramentas, clica aqui, que eu te ensino a como cuidar das escadas!


Tá precisando de ferramentas novas? Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos incríveis! É só você escolher!