Cozinha: limpando os equipamentos

A+ A-

Gente, a limpeza e a manutenção corretas dos seus equipamentos garantem maior vida útil e o bom funcionamento docozinha-limpando-os-equipamentos seu negócio! Se quer saber como manter a ordem, vem com a Lu, ver algumas dicas para te ajudar na segurança e limpeza!

Regra número 1: tire tudo das tomadas! Nunca limpe um equipamento que esteja ligado na rede elétrica! Segurança acima de tudo, não seja apressado, tá!?

Regra número 2: nada de limpar as máquinas quentes ou geladeiras e freezers gelados, espere atingir a temperatura ambiente. Vai ficar bem mais fácil limpar, viu! ;)

Regra número 3: use sempre os produtos de limpeza mais básicos e evite fórmulas sem nome, ácidos e receitas infalíveis, hein? Siga as instruções do fabricante ou, na falta delas, use água morna, detergente neutro e bicarbonato de sódio. Em sujeiras mais pesadas, utilize um desengordurante comum.

Regra número 4: não jogue água direto sobre as máquinas; passe o produto de limpeza com pano macio ou esponja e limpe com outro pano úmido. Procure não deixar resíduos dos produtos usados pra deixar tudo limpo.

Para restos e sujeiras que são mais difíceis de tirar, use uma escova macia ou aspire para só depois aplicar o produto de limpeza.

Ahh, uma dica importante, evite produtos perfumados que podem deixar cheiro dentro de geladeiras, freezers, fogões cozinha-limpando-os-equipamentose fornos. Use sempre fórmulas neutras, de preferência especiais para cozinha profissional.

Depois de limpos, deixe tudo aberto para acelerar a secagem. Teste todos os equipamentos após a limpeza antes de voltar a usar.

Gente, todas as máquinas que dependem de lubrificação (portas de geladeira e freezer, portas de fogão, etc.) devem ser verificadas por pessoal competente ao menos 1 vez por ano.

Mais uma dica de ouro, olha só: tambores, pias, banheiros, paredes e chão podem ser lavados com lavadoras de alta pressão, que inclusive economizam muita água, ajudando o planeta e fazendo você gastar menos! ;)

Prefira sempre o uso de panos descartáveis, assim não acumulam germes e bactérias.

Então, é isso. Essas são dicas gerais que podem evitar muitos problemas pra você! Qualquer dúvida, ou problema mais sério, os fabricantes ou assistência técnica precisam ser consultados. Evite chamar entendidos ou "técnicos" de qualquer lugar! Seu equipamento é valioso e merecem manutenção de qualidade, ok? ;)