Cozinha organizada

A+ A-

Gente, ter a cozinha organizada é muito importante pra deixar o seu dia a dia bem mais prático, né? E, pra sua rotina ficar ainda mais fácil, nada melhor do que ter móveis como prateleiras e gavetas pra guardar os produtos que são mais usados, deixando tudo sempre à mão!


Afinal, com uma cozinha organizada, fazer o café da manhã, o almoço ou o jantar fica muito mais simples, além de ser bem mais confortável! E, não é difícil arrumar essa parte tão importante da casa, viu? Agora, quer saber como? Então, vem comigo dar uma olhadinha nas dicas que eu separei pra você:


Desapegue do que não é útil


A primeira tarefa pra manter a cozinha organizada é aprender a se desapegar daquilo que é dispensável. Mantenha na sua cozinha somente aquilo que você usa, tá? É que, às vezes, você pode ter um prato ou um recipiente bonito, mas que, na prática, só acaba ocupando lugar no armário.


Daí, pra que a sua vida fique mais fácil, dá pra se desfazer desses itens e deixar espaço pro que você realmente usa quando prepara as suas refeições.


Escolha a louça do dia a dia

Outro passo bem importante é saber separar aquilo que é usado todos os dias daqueles utensílios mais especiais, pra receber visitas ou usar aos finais de semana ou até mesmo em datas comemorativas. Os menos usados, como a assadeira do Natal, batedeira ou pratos de festa podem ficar nas prateleiras mais altas ou na parte de trás dos armários.


Agora, se não tiver mesmo espaço, dá pra guardar essas louças especiais fora da cozinha, em outros locais da casa, como no aparador na sala, por exemplo.


Crie espaços personalizados


Um jeitinho bem prático de organizar a cozinha é escolher espaços pra guardar certos tipos de utensílios.


Por exemplo: que tal colocar os potes e tupperwares embaixo da pia da cozinha? Assim, quando precisar guardar as sobras do almoço, os recipientes já tão ali, na mão.


Criar espaços personalizados pra cada tipo de utensílio deixa a cozinha ainda mais prática


Outra ideia é guardar as facas pertinho da tábua de corte, os copos de medição perto das tigelas pra fazer bolo e o coador de café pertinho da chaleira. Assim, quando precisar de um, já dá pra agilizar o trabalho e pegar o outro. Adorei!


Dá pra pensar em outras coisas práticas, também, como colocar as panelas num porta-panela, tábuas de assar, colheres de mexer e outros itens que você usa pra cozinhar pertinho do fogão, pra não ter que se movimentar tanto pela cozinha e correr o risco de queimar o jantar.


E dependendo do tipo de receita que você costuma fazer, também dá pra guardar a farinha, o açúcar, o fermento em pó, um conjunto de xícaras e colheres de medição, e outros utensílios prontinhos pra colocar um bolo delicioso no forno.


Ah, não dá pra esquecer de guardar os talheres, o aparelho de jantar, os guardanapos e itens mais sofisticados todos no mesmo lugar! Assim, quando for pra servir a visita, você não esquece de nenhum desses itens!


Viu só como organizar a cozinha pode ser uma boa ideia pra facilitar o seu dia a dia? Agora, se você quiser mais dicas sobre como arrumar essa parte da casa, é só dar uma olhadinha aqui.


No Magazine Luiza, você encontra todos os itens pra deixar a sua cozinha com a sua cara! Vem conferir e escolher os seus preferidos!