Corte de cabelo com muito estilo!

A+ A-

Gente, usar uma máquina pra cortar cabelo, além de ser algo bastante prático, ainda é uma ótima chance de economizar, né? Então, se você tá pensando em abandonar as idas ao barbeiro e quer mudar seu visual, eu tenho algumas dicas bem legais pra te dar. Vem ver!


Primeiros passos

Pra cortar o cabelo em casa você vai precisar da máquina pra cortar cabelo, de uma tesoura de cortar cabelo, um borrifador de água, uma capa de cortar cabelo ou toalha de banho pra cobrir os ombros, uma pá e uma vassoura ou aspirador de pó pra limpar depois.


Como fazer o corte dos fios mais longos

Pra começar, escolha um lugar com espelho e que seja fácil de limpar depois, como o banheiro, por exemplo. Depois, cubra os ombros com a capa ou toalha pra não ficar com cabelo preso na roupa depois. Uma dica legal é fazer o corte antes de tomar banho, assim você garante que não ficou nenhum cabelo preso na pele.


Comece borrifando água nos fios mais longos, já que o cabelo molhado ajuda a não dar atrito com a tesoura.


Depois de umedecer o cabelo, separe ele em 3 partes com um pente, fazendo riscas de orelha a orelha. Na primeira parte, a do topete, enrole mecha a mecha com os dedos, torcendo bem cada uma até sobrar só a pontinha. Marque a medida com o dedo que você quer cortar e pode passar a tesoura.


Se essa medida funcionou e você gostou do tamanho do corte, pode repetir em todas as mechas da primeira parte. Depois faça isso com as mechas do meio da cabeça e, por último, com as mechas mais próximas da nuca, tá?


Uma dica: é melhor seu cabelo ficar mais comprido e você ir ajustando depois do que se empolgar e deixar ele curto demais, viu?  Por isso, deixa pra fazer o corte quando tiver tempo, sem pressa.


Como aparar os fios mais curtos

Depois de aparar os fios longos, é hora de usar a máquina nos fios mais curtos. Prepare 4 pentes de tamanhos diferentes pra sua máquina de cortar cabelo. O ideal é começar pelo pente número 4 ou 5 e passar a máquina de baixo pra cima, começando na nuca e parando na altura que você que fique mais compridinho.


Em seguida, passe um pente um número menor. Faça o mesmo caminho e pare de cortar uns dois dedos pra baixo do ponto que você terminou com a máquina 4 ou 5. Repita novamente isso com um pente de número menor parando mais pra baixo um pouquinho. Essa técnica vai dar altura e textura pro seu cabelo igual ao da foto do início desta matéria.


Por último, passe a máquina ou o pente de acabamento, que é o mais curtinho, subindo da base do pescoço até a base da nuca.

Use os pentes de acabamento pra fazer o recorte nas orelhas e base da nuca


Pra finalizar, se você já tiver mais prática, pode arriscar passar a máquina de acabamento ou o pente de acabamento da sua máquina de cortar cabelo contornando a orelha, a testa e ajustando as costeletas, se tiver. Quanto mais quadrado ficar, mais bem acabado e com cara profissional. Gostei, hein?


Pronto! Seu corte caseiro tá finalizado. Agora é só chacoalhar a toalha e varrer os cabelos ou usar o aspirador de pó pra limpar os fios do chão.


Dicas pós-corte


- Vale sempre usar uma pomada modeladora ou um finalizador pra deixar seu cabelo sempre tratado e com aparência de ter saído do barbeiro.

- Depois de cortar, sempre limpe os pentes e a máquina de corte, guardando tudo bem seco. Afinal, pentes gastos ou enferrujadas vão picotar em vez de cortar. E se esse for o caso, compre pentes novos, tá?

- Abuse dos produtos feitos especialmente pros homens pra resolver problemas de oleosidade ou pontas secas. Eles vão manter o seu visual e corte por mais tempo.     

Tem pomadas que evitam o frizz e dão um ótimo acabamento com brilho


Gostou das minhas dicas? Aqui no Magazine Luiza tem máquina pra cortar cabelo, pentes e produtos pra cabelo pra deixar seu visual ainda mais incrível!