Conheça vários tipos de mouse!

A+ A-

Se você tem um computador ou um notebook, sabe que o mouse te ajuda a fazer várias coisas, né? Agora, o que talvez você não saiba ainda é que tem vários modelos dele, desde os mais simples até os mais tecnológicos, que podem ser ideais pra facilitar ainda mais sua vida! Vem comigo que eu te conto mais sobre eles!


Como descobrir sua resolução ideal

A primeira coisa que você precisa saber antes de escolher um mouse novo é a precisão e sensibilidade dele ao movimento, o que é quase sempre medido por DPI, que quer dizer dots per inch, em inglês. Quanto mais sensível e preciso, mais fácil ele vai responder ao seu comando.
 

E algumas empresas usam a medida CPI, que significa counts per inch, em vez de DPI. Nesse caso, tenha atenção, porque cada ponto de CPI é igual a uma metade de DPI. Então, um mouse de 1600 DPI é bem melhor do que outro de 2000 CPI, por exemplo. 


Agora, vamos aos números! Se você trabalha com programas gráficos, como Photoshop e Autocad, ou gosta de jogar games online, a dica é escolher mouses com resolução de 1600 DPI, 2400 DPI ou mais! E quanto mais DPI, maior é o investimento a ser feito, tá?


Mas se você não mexe com nenhum desses programas e não joga games, uma resolução alta demais pode até atrapalhar. Por isso, se você só navega na internet e usa softwares básicos, como o Pacote Office, o ideal é escolher um mouse de 800 DPI, que já é uma resolução excelente!


Tipos de mouse

Agora que já entendeu mais sobre a resolução, é hora de escolher o tipo de mouse ideal pra você! Olha só:

Trackball: tem uma bolinha em cima do trackball e é ela que é girada pra mover o cursor na tela. Como precisa de menos movimentação, é ideal pra quem tem lesões por esforço repetitivo ou quer se prevenir contra elas.

Touchpad: é aquela pequena superfície sensível ao toque presente em notebooks. O usuário passa o dedo sobre a área e o cursor se movimenta na tela.

Minimouses: facilitam a vida de quem tem notebook e não se adaptou ao touchpad. Apesar de não serem muito confortáveis, o tamanho reduzido deles ajuda muito na hora de transportá-los.

Pointing Stick: pequeno botão, muitas vezes vermelhinho, que fica entre as teclas do teclado. É só mexer nele pra movimentar o mouse. Esse tipo não tem sido muito fabricado, viu?

- Tablets: não é aquele aparelho parecido com um smartphone grande, viu? Esse tablet é um dispositivo retinho, como se fosse uma prancheta pequena, que também pode ser usada como mouse. É ideal pra quem precisa fazer desenhos em programas de computador.

Mouse sem fio: são perfeitos pra quem não gosta de fiozinhos entre o computador e o teclado, sabe? Eles mandam um comando pra um receptor que deve ser ligado ao computador via USB, o que faz o cursor se mover na tela. Também tem modelos que funcionam via bluetooth!


Quer mais dicas de como escolher o mouse certo? Dá uma olhadinha
aqui!


Quantos modelos de mouse, hein? Agora é só você escolher o seu aqui no Magazine Luiza!