Conheça os cabos USB

A+ A-

                   

 

Gente, os cabos USB são bem parecidos, né? Mas não são! Na verdade, eles podem ter funções diferentes e nem sempre o que funciona num smartphone encaixa em outro modelo. Até a velocidade da transmissão de dados deles pode variar! Por isso, eu vou explicar cada opção e te ajudar a entender melhor esse assunto. Vem comigo!


Diferenças entre os cabos

Olha, a diferença dos cabos USB tá tanto na velocidade em que eles podem transferir os dados como no formato do plug, viu? A carinha deles você pode conferir na foto acima, com cada encaixe dos cabos UBS, micro e mini dos tipos A e B.


O mais usado pra smartphones e tablets é o tipo USB A, mas também é comum encontrar aparelhos com entradas pros modelos micro A ou micro B.


Além disso, como te falei, a velocidade de transmissão dos cabos pode ser diferente. As versões mais modernas são muito mais rápidas! Ainda assim, quase sempre dá pra usar um cabo de uma versão mais antiga num smartphone ou tablet mais moderno. A única desvantagem nesse caso é que a transferência de dados ou carregamento demora mais pra acontecer.


Agora, pra você entender melhor como funcionam os cabos USB, dá uma olhadinha aqui:


USB 1.0

Esse é o primeiro modelo do cabo USB! Ele era mais usado nos PCs antigos e hoje quase não é mais encontrado. A transmissão de dados é bem lenta e, por isso, você pode levar horas transferindo arquivo mais pesados.

 

USB 2.0

O USB 2.0 é a versão 40 vezes mais rápida que a do USB 1.0! É um cabo bem fácil de achar pra comprar e  pode ser dos tamanhos normal, mini ou micro.


USB 3.0 ou USB-C

O USB 3.0 é a evolução do USB 2.0, tanto que recebeu o nome de SuperSpeed! Ele transfere dados 10 vezes mais rápido que USB 2.0. Essa velocidade toda também serve na hora de usar o cabo como carregador de bateria, viu? E tem mais: o USB 3.1, que surgiu um pouco depois e dobrou a velocidade do USB 3.0! Aí sim, hein?


Essa tecnologia é tão legal que pode carregar desde o Galaxy S9, Nintendo Switch ao MacBook Pro. Demais!


Lightning

Esse é o modelo de cabo USB exclusivo pros aparelhos da Apple, como o iPhone ou iPad. Você pode usar tanto pra carregar a bateria pelo iMac ou transferir arquivos como música, vídeos e fotos. Não adianta usar em celulares de outras marcas, pois não funciona, tá?


USB-OTG

Com o USB-OTG dá pra transformar seu smartphone ou tablet num mini computador! Ele tem uma tecnologia que permite conectar o celular a diferentes periféricos como teclados, mouses, microfone, pendrive e muito mais. Mas pra ter todas essas vantagens, tanto o celular como tablet precisam ser compatíveis com essa tecnologia, tá?

Quer saber mais sobre o USB-OTG, eu conto tudinho aqui.


Precisa de um cabo novo? Aqui no Magazine Luiza você encontra todos os tipos de cabos USB. Escolha já o seu!