Comprou um ar-condicionado novo?

A+ A-

Gente, com o ar-condicionado dá pra deixar a temperatura em casa sempre agradável, né? Esfriar nos dias quentes e aquecer nos dias de frio, com o modelo do tipo quente-frio. Agora, se você tem um aparelho novo, mas não sabe o que precisa fazer pra instalar direitinho, vem comigo que eu te explico!


Kit de instalação

A primeira coisa que você precisa é do kit de instalação pra ar-condicionado, tá? Tem que ser um ideal pra marca, modelo e potência do seu aparelho porque cabos e outras peças variam de acordo com esses detalhes.


Tem várias peças que podem vir no seu kit. Essas são as mais comuns:

- Tubos de alumínio ou cobre flexíveis com isolamento térmico pra conectar a condensadora à evaporadora.

- Massa de calafetar

- Cabo PP, pra fazer a conexão elétrica

- Acabamento pro furo na parede

- Fitas adesivas

- Vibra stop pra condensadora, que é um amortecedor que diminui o barulho e a vibração


Agora, se seu kit não vier com suportes, vai precisar comprar separado, tá? Nesse caso, tem que ficar de olho no peso e altura do ar-condicionado pra escolher o modelo certo. Além disso, o suporte precisa ser de acordo com a potência do ar condicionado em BTU, viu?


Pra você escolher o suporte ideal, eu tenho algumas dicas bem legais. Olha só:


Ar-condicionado de janela - tem os suportes de cimento, que já podem até vir pré-instalados se você mora em prédio. Mas se não tiver ou for instalar em casa, um pedreiro pode colocar esse acessório, viu?


Agora, se não tiver como colocar o suporte de cimento, tem os de ferro de alta resistência. É só fixar na parede do lado de fora! E o bom é que tem versões com grade pra proteger o aparelho.


Split - o ar-condicionado tipo Split tem vários modelos de suporte pra condensadora, que é a parte que fica do lado de fora da casa ou prédio. Por exemplo, os modelos de plástico térmico e em inox são ótimos pra lugares com maresia porque não enferrujam.


Tem também em alumínio, aço carbono e ferro galvanizado reforçado, além do suporte de telhado, que é uma ótima opção se a parede não suporta o peso da condensadora.

Split-High Wall - esse precisa de dois tipos de suporte, tá? Um é pra evaporadora, que vai fixada na parede e já vem com o aparelho, e outro pra condensadora, que você compra separado e é feito nos mesmos moldes do modelo split.


Cassete - o tipo cassete usa parafusos e presilhas que podem vir com o equipamento pra instalar a evaporadora na parte interna, viu? Já por fora, a condensadora usa suportes como os do split high wall, só que feitos pra aparelhos maiores.


Piso-Teto - são os mesmos suportes do tipo cassete, só que mais resistentes pra evaporadora. E na parte externa, devem suportar aparelhos maiores.


Antes de instalar seu ar condicionado

Olha, antes de instalar seu ar condicionado, vale a pena ficar de olho em alguns detalhes, tá? Por exemplo, veja se o espaço reservado pra ele tá a pelo menos 1 metro de distância de qualquer fiação de antenas e aparelhos eletrônicos como TVs, computadores e rádios porque o barulho e a frequência magnética deles pode causar interferência no sistema do ar.


Se for ar-condicionado de janela, a altura ideal deve ser de 1,50 a 1,80 metro contando a partir do chão. Além disso, ele precisa ficar pelo menos 50 centímetros longe da parede.


Ah, e no espaço da parede em que vai o aparelho precisa ter uma folga de pelo menos 2,5 centímetros de espessura de cada lado pra instalar o suporte, viu?


No caso do Split, a parte que fica dentro de casa, evaporadora, precisa ficar com as laterais pelo menos 15 centímetros livres de qualquer parede ou móvel pra não criar abafamento. Já a altura ideal pra fixar o aparelho é de 2 metros do chão. 


Ah, evite instalar a evaporadora em paredes onde bate sol direto, combinado? Esse calor em excesso faz o ar condicionado trabalhar mais pra resfriar o ambiente, e sua conta de energia vir mais salgada!


Agora que você já sabe as dicas, lembre que é importante contratar um serviço de instalação autorizado pra garantir que seu ar-condicionado vai funcionar direitinho.


Você encontra os melhores kits de instalação e serviço de instalação aqui no Magazine Luiza!