Como usar o delineador

A+ A-

O delineador já foi o principal item da maquiagem nos anos 50/60, ficou em desuso por algumas décadas e voltou com força total e tão essencial quanto antes, e dessa vez veio para ficar.

Ele realça o olhar e deixa a maquiagem marcante. Também pode ser sensual ou romântica, de acordo com o desenho escolhido e embora os pretos sejam os mais procurados, apresentam uma variedade de cores que podem ser usadas para incrementar o visual.

Há alguns tipos de delineador, que se difere em textura e facilidade para passar. O delineador líquido é o mais tradicional, embora mais difícil de aplicar. Deixa o traço bem fino e reto, além de ser um excelente finalizador.

A caneta delineadora é muito prática e pode ser levada na bolsa para correções ou mesmo para dar um toque especial no visual. Ele é mais fácil de usar porque dá mais firmeza nas mãos durante o uso. Semelhante a ele, o delineador lápis consegue efeitos bastante precisos, por ter a ponta dura e consistente.

O delineador em gel precisa de um pincel e, por ser cremoso, costuma borrar com mais facilidade. O bom é que seca mais rápido que todos os outros e isso diminui os riscos de marcar a parte de cima dos olhos.

Há várias formas de se passar o delineador, vão além dos tradicionais fios finos e rente aos cílios. Os olhos pequenos precisam ser reforçados, mas com cuidado para não ficar em excesso. Um traço fino na parte de cima e um leve risco na linha dos olhos, podem aumentar a expressão. Os olhos maiores podem usar fios mais grossos e abusar dos desenhos.

O traço rock é mais grosso em cima e esfumaçado com lápis preto na parte de baixo, onde há o encontro também do delineador para definir os olhos. Esse desenho pede um bom rímel para reforçar os cílios.

A cantora Amy Winehouse fazia um desenho bem diferente nos olhos, com seu delineador e é bastante imitada, para quem deseja um visual mais rebelde. Ótimo para quem tem mais pálpebra para realçar o efeito.

Os olhos gatinho eram os mais usados nos anos 50 e voltaram com força total. É um traço clássico, cuja ponta fica ainda mais fina que o restante do traço, puxado para cima, levemente. É muito usado por celebridades e deixa o visual mais feminino e charmoso.

O modelo Egípcio lembra a famosa Cleópatra, com um olhar misterioso e profundo. A linha é mais grossa, tanto em cima quanto embaixo e deve ser bem equilibrada com a maquiagem para não ficar muito pesada.

O andorinha é mais longo, semelhante ao de gatinha, só que mais ousado e feminino. É só fazer um traço fino, deixando ainda mais fino nas pontas e mais longo.
 
O delineador duplo é feito com traços de duas cores, sendo o primeiro, acima dos cílios, preto e acima deste, a cor de sua preferência, como verde ou azul. O visual fica bastante moderno e jovem.

O efeito do delineador triangular é muito poderoso, um olhar bem marcado. A sombra preta é usada como delineador, através de um pincel fino, puxada para a lateral.

O delineador com contorno é mais simples e comum, capaz de fazer um efeito mais delicado, como de uma boneca. Ótimo para maquiagens mais suaves.

Em visuais onde o delineador é bem marcado, pode ser usado também com a boca bem marcada. A boca vermelha e o traço mais fino torna o visual bastante sensual.

Há muitas formas de usar o delineador, além das propostas, sua imaginação pode também criar moda. Treine seu traço para fazer como que seja sempre bem definido, não importa a espessura e capriche.