Como tratar as assaduras do seu bebê

A+ A-

Por mais que os pais tentem evitar, em algum momento vai aparecer uma assadura no bebê, né? Geralmente, elas não são graves, mas são bem chatinhas e incomodam muito, porque ardem bastante e deixam a criança irritada. Mas não precisa se preocupar, viu? O tratamento delas é feito com pomadas e é bem simples! Além disso, a recuperação é rápida.


E os bebês são quem mais sofrem com elas. É que eles usam fraldas sempre e isso faz com que a área do bumbum e as dobrinhas fiquem bem abafadas e úmidas. Aí, junta o suor, fezes, urina e pronto? é assadura na certa!


Prevenção

Pra começar, o melhor tratamento é a prevenção, então nunca espere a fralda ficar cheia pra trocar ela. A dica é colocar uma limpa assim que o bebê sujar a que tiver usando.


Antes de trocar a fralda, limpe bem o bumbum e a região do genitais com lenços umedecidos ou com algodão e água limpa. O ideal é que não fique nenhum restinho de nada, tá? E antes de colocar a fralda, passe uma camada pomada anti-assadura.


O banho também é um ótimo jeito de prevenir as assaduras. É que ele ajuda a limpar qualquer sujeirinha de xixi ou fezes que podem ter ficado no bebê. Agora, é ideal que depois do banho você seque o pequeno bem direitinho, tá?


Tratamento

Se mesmo com todos os cuidados as assaduras aparecerem, então você vai ter que tratar elas pra que não fiquem cada vez maiores e mais doloridas. É que se não tomar cuidado, as assaduras podem deixar de ser apenas uma irritação na pele e virar uma micose ou até uma infecção.


Uma dica pra quando o bebê tá com assaduras é trocar as fraldas com mais frequência, tá? É que o contato com a urina e as fezes tem que ser mínimo. E se o pequeno tiver com feridas, só limpe a região com algodão e água limpa!


Se puder, é ideal deixar o bebê sem fralda por alguns minutos durante o dia. Isso deixa a pele se refrescar e respirar.


E dependendo do tipo de assadura, pode ser que o pediatra receite uma pomada pra diminuir a inflamação e dor, ou uma pra combater fungos e até bactérias. Por isso, se aparecer uma assadura, o ideal é mostrar pro médico, tá? Assim, você segue o tratamento certinho.


Com todas essas orientações, depois de dois dias as assaduras começam a melhorar, viu? Mas, mesmo assim, não pare o tratamento por conta própria. Senão, elas podem voltar com tudo!


Quer mais dicas sobre a higiene do bebê? Então dá uma olhadinha nesse texto que eu preparei sobre o assunto.


E se você precisa de pomadas pro seu bebê, no Magazine Luiza tem!