Como ter uma sauna em casa

A+ A-

Já pensou chegar em casa depois de um dia cansativo e entrar numa sauna seca ou a vapor pra relaxar e acalmar os ânimos? Pois é, agora qualquer pessoa pode ter uma sauna em casa! Incrível, né? Mas você precisa seguir algumas recomendações. Olha só:


Precisa construir alguma coisa?

Sim, você precisa reservar uma parte da sua casa pra transformar em sauna, tá? Daí pode fazer tudo em madeira mogno, cedro rosa, cedrinho, ou qualquer uma de boa qualidade e que seja maciça ou em alvenaria. Já o isolamento térmico que vem antes do revestimento, tem que ser com isopor ou lã de vidro.

Agora, no caso da sauna à vapor o ideal é revestir com azulejos até o teto, viu? Você também não pode esquecer do respiro, que é abertura pra troca de ar, e do teto em declive, ou seja, ele precisa ter uma descida e deve ser 20 centímetros mais baixo do lado da porta em relação ao outro lado da sauna, tá? Ah, você também deve usar portas apropriadas pro vapor, elas podem ser de alumínio, aço inox e  poliestireno, que é um tipo especial de plástico, tá?

Anote aí outras dicas importantes:


- A sua sauna deve ter uma altura padrão, que é de 2 metros e 50 centímetros e as paredes podem ser rebocadas normalmente.

- Os bancos, podem ser de madeira ou alvenaria, no estilo arquibancada, sabe? O ideal é ter de 2 a 4 bancos. E se lembre da regrinha: quanto mais alto o banco, mais você sentirá o calor, e quanto mais perto do chão, menos temperatura.

- A sauna precisa ter espaços pra respiro e suspiro, que é a entrada de oxigênio. O respiro fica pertinho do piso, e o suspiro fica próximo do teto. As medidas ideais pros dois é de 15 x 15 centímetros.

- Pra iluminar, use arandelas de madeira, que são luminárias de parede, com lâmpadas fluorescentes de  uns 7 watts. E não esqueça que o interruptor deve ficar do lado de fora, viu?

- Pro piso, o ideal é que ele seja cimentado ou de cerâmica antiderrapante, mas deve ser revestido com um estrado de madeira. E não se esqueça de fazer um ralo também, tá?


Quais equipamentos são necessários?

O equipamento que você precisa ter pra sauna em casa é um forno elétrico para sauna seca ou um gerador de vapor para sauna úmida. O equipamento pra sauna seca geralmente é feito em chapa de aço carbono, acabamento externo de aço inox espelhado, além de calha pra colocar pedras, elas ajudam a sauna a reter ainda mais calor.
Ah, essas pedras precisam ser  redondas e  lisas, viu? As do tipo dolomita são as mais usadas e fáceis de achar. 

Já os geradores de vapor costumam ter reservatório de aço inox, que são mais resistentes. Ah, os aparelhos também costumam vir com um sistema de desligamento automático em caso de falta de água. Legal, né?


Precisa fazer algum tipo de instalação?


Sim, pra você ter uma sauna seca ou sauna à vapor realmente segura é importante fazer a instalação dos equipamentos elétricos, tá? Também é muito importante usar placas refratárias tanto nas paredes em volta do equipamento, quanto no piso.

Pra sauna elétrica, por exemplo, deve ter também uma cerca de proteção do equipamento, com uma distância de, no mínimo, 10 centímetros.

Gente, a melhor dica de todas é ter a ajuda de um profissional pra instalar a sua sauna, tá? Além dele te dar todo o suporte, o trabalho fica mais seguro e você tem a certeza de poder aproveitar a sauna com todos os benefícios, né?
 

E pra saber mais ainda sobre a sauna seca, leia aqui quais são as vantagens de ter uma pra saúde e pro corpo!


Animou pra ter uma sauna em casa? Aqui no Magazine Luiza você encontra os equipamentos certos pra isso!