Como ser o melhor anfitrião

A+ A-

Festas de aniversário, almoços informais ou reuniões em família. A rotina atual faz com que as pessoas fiquem muito tempo fora da residência, seja por trabalho ou diversão. Porém, em alguns momentos, a melhor opção é receber os convidados em sua própria casa, criando um ambiente aconchegante para estreitar os laços.

Ser um bom anfitrião é uma arte de fácil aprendizado, mas requer certos cuidados na execução para evitar gafes e dores de cabeça. Nada pior do que um jantar com eventos desagradáveis, com comida insuficiente ou um espaço desarrumado. Até a posição dos convidados na mesa de jantar pode causar um inconveniente estragando a ocasião.

Para evitar frustrações como estas e fazer uma festa memorável, siga alguns passos e esteja preparada para as visitas!

Antes da festa

Prepare tudo com algumas horas de antecedência para que o tempo seja o suficiente de cozinhar os alimentos com calma, arrumar a sala e se vestir apropriadamente. Aproveite o tempo de cozimento para ajeitar a toalha da mesa, os arranjos e gelar as bebidas.

Alguns itens são muito úteis para poupar o seu tempo e dar um charme ao local. Um balde de gelo ou um wine cooler à mesa tornam o jantar mais elegante e prático sem que ninguém tenha que se levantar para pegar mais bebidas na geladeira. Deixe os itens à mão e prepare-os alguns minutos antes dos convidados chegarem.

Os banheiros também merecem um carinho especial - deixe à disposição dos convidados sabonetes novos, toalhas de mão limpas e perfumadas e um rolo de papel higiênico no refil. Algodão e lenços de papel são extras bem-vindos. Algumas pessoas preferem não usar sabonetes que passaram por outras mãos, neste caso uma boa solução é um porta-sabonete líquido abastecido disponível para aqueles que acham mais higiênico o uso do dispensers.

Durante a festa

Abra os presentes discretamente, na medida em que os convidados chegarem. Isso evita constrangimento de outros convidados que esqueceram de trazer algo. Se for comestível e a quantidade for adequada ao número de pessoas presentes, dê um jeito de incluí-lo na refeição em algum momento. Chocolates caem bem na hora do café e vinhos devem ser servidos com a refeição. Não se esqueça de ter um abridor de garrafas e um saca-rolha à disposição. Modelos em inox são mais elegantes e apresentáveis, não use acessórios enferrujados, pois dão a impressão de falta de asseio e cuidado.

Em geral os anfitriões sentam-se frente a frente na mesa, no meio ou nas extremidades, de forma que seja possível a interação com todos os convidados. Para facilitar a vida dos convidados em um jantar mais informal utilize baixelas e travessas distribuídas uniformemente sobre a mesa, de modo a não deixar ninguém longe da refeição.

Em jantares formais utilize as regras básicas de etiqueta para posicionar os convidados. À direita do dono da casa acomode uma mulher e à direita da dona da casa um homem, geralmente os convidados de honra (chefes ou seus pais). Quando todos os convidados tiverem a mesma importância, dê preferência às pessoas de idade ou que estão visitando a sua residência pela primeira vez.  Caso haja desavenças entre convidados, tente posicioná-los em lados opostos da mesa.

Por fim, tome cuidado ao escolher o cardápio. Certifique-se dos hábitos de cada convidado e procure saber se há alguém com alergia a um alimento específico, adepto do vegetarianismo ou em dieta para emagrecer. Em um jantar formal, prepare os pratos para que fiquem com boa aparência e evite carnes com muitos ossos ou espinhas que podem fazer com que alguém engasgue ou se suje demais ao comer.

Receba amigos com elegância e sofisticação, utilizando sempre os acessórios corretos!