Como organizar coleções e suvenires

A+ A-

Se você tem alguma coleção, provavelmente adora a hora de organizar ela, né? É que é muito legal ver ela toda arrumadinha e exposta pela casa! Mas pra isso é bom escolher um lugar bem espaçoso pra deixar sua coleção! E como ela pode ser grande e ir aumentando, é ideal ter um armário, livreiro ou estante! Agora, vem comigo que eu tenho umas dicas pra você ajeitar o melhor cantinho possível pra sua coleção.


O lugar

Pra começar, você precisa escolher em qual lugar da casa vai querer deixar sua coleção. Se forem souvenires de viagem, por exemplo, uma estante ou armário na sala de jantar ou na sala de visitas é uma boa opção! Assim, todos que visitarem sua casa vão poder admirar a coleção. E essa dica também vale pra quem coleciona garrafinhas de bebidas, carrinhos e peças que não sejam muito grandes, tá?


Agora, se a sua coleção for mais frágil ou se você prefere que ninguém mexa, é melhor deixar ela num lugar mais privado, viu?


Agora, se a sua coleção é de livros, você pode escolher se quer colocar tudo num livreiro ou estante na sala, ou se prefere guardar num armário no seu quarto ou escritório. Isso vai depender do quanto você gosta de ficar olhando pra sua coleção e também se você precisa ter acesso fácil a eles. E, se você gosta de ler antes de dormir, pode ter um livreiro ou uma prateleira no quarto também!


Ah, mas não esqueça de um detalhe bem importante neste caso: as janelas. Tente colocar o móvel longe delas, pra que seus livros não fiquem úmidos ou até molhados em dias de chuva e não desbotem com o sol!


Como organizar

A parte da organização vai depender muito do seu gosto, viu? Tanto pros suvenires como pros livros, o importante é que você sinta que aquele ambiente ficou com a sua cara!


Uma ideia bem legal pra arrumar os livros é organizar tudo por cores ou tamanhos. Isso funciona principalmente quando a sua coleção já é bem grande e variada, com exemplares bem diferentes uns dos outros. Você vai ver como o ambiente vai ficar alegre e chamar a atenção! Inclusive, estantes ou armários brancos ficam lindos pra esse tipo de organização.


Já pros suvenires, a dica é separar eles por lugares ou regiões. Assim, você até cria uma espécie de mapa por onde você já passou. Demais, né?


Separe o que importa

O segredo pra uma boa organização é colocar nos armários, estantes ou livreiros somente aquilo que importa. Afinal, não adianta ter um móvel abarrotado de objetos que não significam muita coisa pra você.


Por isso, antes de começar a organizar tudo, separe aquilo que você já não quer mais e venda ou coloque pra doação. Assim, vai ficar muito mais fácil arrumar as suas coleções favoritas.


Pronto! Agora que você já sabe como organizar os seus objetos, é só dar uma olhada aqui no Magazine Luiza e escolher o armário, estante ou livreiro que mais combina com a sua casa!