Como limpar potes e tigelas

A+ A-

Não dá pra negar que os potes e tigelas são práticos e facilitam demais o dia a dia, né? Com eles, você consegue guardar e conservar alimentos, além de poder levar pra qualquer lugar. Muito bom, hein?


Mas pra durarem por bastante tempo é preciso manter eles sempre limpinhos. Assim, você também evita que os alimentos estraguem ou se contaminem com bactérias. Por isso, eu preparei umas dicas pra te ajudar a cuidar dos seus potes e tigelas. Olha só:


Limpando fácil potes e tigelas

Tem uma receitinha muito fácil pra você fazer e tirar qualquer sujeira de potes e tigelas, principalmente as que são feitas de plástico, tá? Primeiro, lave eles com água e sabão usando uma esponja simples, pra tirar o excesso de sujeira. Depois faça uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio e ponha dentro do pote.


O ideal é que você espalhe essa pasta com a sua mão mesmo, sem a esponja. Em seguida é só esperar alguns minutinhos e enxaguar com água. Você pode fazer isso com ajuda de água morna também, viu? Você vai perceber que a sujeira vai sair com bem mais facilidade.


Já pros potes de vidro a dica é usar pasta de dentes, sabia? Primeiro esfregue a pasta com a ajuda de uma escova, depois, pra tirar, jogue um pouquinho de vinagre e enxague com água normal. Essa misturinha ajuda o vidro a ficar limpinho e brilhar! Ah, e esse processo também é perfeito pra limpar tigelas de porcelana ou cerâmica, tá?


E, por último, se os seus potes ou tigelas forem feitos de inox, o ideal é passar um pano macio ou toalha de papel pra tirar o grosso da sujeira. Depois, é só lavar com água, detergente e esponja simples. O legal do material inox é que ele é o mais fácil de limpar!

E manchas de molho?

Essas manchinhas são as mais chatas, né? Mas calma, a dica pra acabar com elas é deixar os potes e tigelas mergulhados por algumas horas em uma solução de duas partes de água pra uma de cloro. Pode fazer isso a noite, antes de dormir, por exemplo. Aí pra lavar você usa água quente, detergente neutro e um pouco de vinagre. Você vai ver que o resultado é muito bom!


Mais algumas dicas

Gente, nunca guarde os potes e tigelas úmidos e fechados com a tampa, tá? Isso facilita que as bactérias se multipliquem e o cheiro fique muito forte. O ideal é sempre terminar de lavar e deixar os potes secando naturalmente. E pra guardar vale passar um pano seco ou um papel toalha, só pra garantir que eles estão bem sequinhos.
 

E não esqueça de ver aqui no Magazine Luiza várias opções de potes e tigelas pra ajudar você no dia a dia!