Como fazer um jardim vertical?

A+ A-

                 

Gente, é incrível como ficar pertinho da natureza pode fazer bem pras pessoas, né? Agora, se a sua desculpa de não ter muitas flores e plantas na sua casa ou apartamento é a falta de espaço, que tal ter um jardim vertical na sua parede? Fica lindo e, com as dicas que eu vou te dar, é muito fácil de montar! Olha só:


Estrutura


Pro seu jardim vertical ficar bem seguro e bonito, a primeira dica é deixar ele bem preso na parede, viu? Dá pra fazer a estrutura de vários jeitos diferentes, mas um dos mais legais é usar painéis de madeira, como os pallets ou decks.


E o legal é que dá pra comprar vários tamanhos diferentes e prontos já. Também dá pra combinar mais de um deles na mesma parede.


Ah, e como você vai regar as plantas, precisa encontrar um jeito de não deixar cair no chão o excesso que cair dos vasinhos, viu? É só criar um pequeno sistema de escoamento dessa água com canos de PVC, por exemplo.


Plantas ideais pra um jardim vertical


Gente, dá pra ter praticamente todos os tipos de plantinhas no seu jardim vertical, viu? É só deixar ele num lugar que receba todo dia um pouquinho de luz do sol. Aliás, algumas plantas gostam mais de sol do que outras. Olha só:


- Plantas que gostam da luz do sol direto: Flor-de-coral, Hera-inglesa, Jibóia, Lambari-roxo, Orquídea-grapete, Girassol, e as comestíveis como manjericão, orégano, alecrim, hortelã, salsinha e pimenta.
 
- Plantas que gostam da luz indireta do sol: todos os tipos de orquídeas, cactos, Pleomele, Lança de São Jorge, Lírio da Paz, Violetas, Antúrio, Begônia, Babosa, Filodendro, Bromélia.


Só pra explicar direitinho: luz direta é quando a luz do sol pega direto na folha da planta, sabe? Agora, quando o sol entra na sua casa, mas não chega a iluminar as folhinhas, é o que se chama de luz indireta.
 

Cuidados essenciais!


Pro seu jardim vertical ficar sempre bem bonito e cheio de vida, o ideal é ficar de olho na saúde das plantinhas! Olha só alguns cuidados que você deve ter:


- Tire as folhas e galhos secos. É importante ver se a terra não tá muito seca nesse caso, pois atrapalha as plantas, viu?

- Em média, as plantas podem ser regadas a cada dois dias. Mas algumas preferem ser molhadas todo dia, outras só uma vez por semana. Tem que pesquisar o que a sua prefere, tá? 

- Não deixe de colocar um pouquinho de terra nova e adubada a cada 2 meses! Isso ajuda sua plantinha a ficar mais saudável!
 

Quer mais dicas sobre como cuidar de plantas? Pode ler aqui!


E lembre que aqui no Magazine Luiza você encontra tudo pro seu jardim vertical!