Como escolher um tanque de lavar roupa

A+ A-

Na sua lavanderia não pode faltar um bom tanque, não é mesmo? Ele te ajuda a acabar com a sujeira pesada, a lavar peças delicadas e a tirar as manchas mais difíceis, antes mesmo de mandar pra máquina de lavar. E se você tá querendo comprar um, mas tá em dúvida entre os tamanhos e os modelos, não se preocupe que eu te ajudo a escolher!

Os tipos de tanque

Olha, têm tanque pra lavar roupa de três tipos: cuba simples, cuba dupla e cuba tripla:


- O tanque simples, é aquele com apenas uma cuba. É ideal pra apartamentos e quem tem pouco espaço em casa.


- Já o tanque duplo é ideal pra quem gosta de lavar tudo na mão antes de mandar pra  máquina. Ou seja, enquanto as roupas estão de molho em uma cuba, a outra fica livre pra você esfregar os tecidos mais delicados ou até tirar as sujeiras mais resistentes.


- E se a sua família for grande e a lavanderia espaçosa, a cuba tripla é ainda melhor! Além de colocar as peças de molho em uma cuba, ainda sobram outras duas pra lavar, esfregar e enxaguar. Assim, tudo fica mais organizado.


Ah, e na hora de comprar, cuidado pra não confundir o tanque com a pia, tá? Pois, tem modelos bem parecidos de lavatório de banheiro, de pia da cozinha, e de tanque da área de serviço.


Agora que você já conhece os modelos de tanques, dá uma olhadinha nos materiais que eles são feitos:

Tanque de Louça: Como o nome já diz, o material desse tanque é a louça, aquele material branquinho de louças como prato e xícaras, sabe? Ele é facinho de limpar, dura bastante e o melhor, não é caro não, viu gente! E pra instalar é simples, tem a opção de embutir ou fixar na parede. Também tem vários tamanhos e modelos pra todo tipo de lavanderia, viu? Só escolher.

Tanque de Inox: Esse tanque é super moderno. Dá pra embutir ou fixar na parede. Tem modelo com muito brilho ou sem brilho, que é feito de inox escovado. Já imaginou o charme que vai ficar a sua lavanderia? Mas olha só, é importante você saber que ele pode manchar mais que o de louça, viu? Isso porque o tanque de inox perde o brilho se você deixá-lo com material que corrói, como cândida, desinfetantes que usam ácido ou amoníaco. Além disso, o ideal é lavar e secar direitinho depois de usar e nunca deixar o tanque com buchinhas e palhas de aço molhadas que podem enferrujar, tá bom?


Plástico: como o nome já diz, são tanques de plástico. Eles custam menos, viu? E são os mais delicados, pois o plástico pode manchar com mais facilidade e aguentar menos peso. Então, se você usa o tanque pra lavar pouca roupa, esse modelo é o ideal.
 

Resina e fibra de vidro: são ótimas opções de tanque pra você que quer economizar e precisa de um tanque mais resistente. A resina é super fácil de limpar, é levinha, aguenta o peso de bastante roupa e tem várias cores pra você escolher! Nada mal, né? Já o tanque de fibra de vidro tem menos opções de cores, é menor e super simples de instalar. Além disso,tanto o tanque de resina quanto o de fibra de vidro são ideais pra quem mora onde tem maresia, porque não enferrujam, viu?


Marmorite: é outra opção econômica e que deixa a área de serviço com muito estilo. O marmorite imita bem o mármore e o granito e pode ficar ao ar livre sem problemas, já que é resistente ao calor.

Dicas pra instalar o tanque

- Ah, e na hora de instalar o seu tanque, é importante prendê-lo muito bem. Isso porque, com a água e o peso das roupas, ele pode cair e provocar acidentes. Os tanques pequenos e mais leves, você pode prender na parede com parafusos grandes. Já os maiores vão precisar de mais reforço, tá? Mas atenção, o ideal é saber qual a recomendação certinha pro modelo que você tá comprando, combinado?


- E se tiver pouco espaço na sua lavanderia, os tanques de embutir são ótimas opções. Outra dica é mandar embutir em uma pedra ou comprar o tanque que vem junto com o móvel de lavanderia. Assim, dá pra guardar os produtos de limpeza e ainda sobra um cantinho pra dobrar as roupas. Que tal?


Agora que você já sabe tudo sobre o tanque de lavar roupas, que tal dar uma olhadinha nessa matéria e descobrir qual a melhor lavadora de roupa pra você?


Ah, aproveite pra escolher o seu tanque aqui no Magazine Luiza!