Como escolher o tamanho da minha TV?

A+ A-

Já imaginou assistir aos seus filmes, seriados e outros programas numa tela bem grandona? Esse é o desejo de muita gente, mas nem sempre o espaço da sala ou do quarto é o apropriado pra uma TV enorme, sabia? Pois é! Agora, vem comigo que vou te contar tudinho sobre as polegadas do televisor e qual é a distância ideal entre ele e você.


O que são as polegadas das TVs?

A polegada é uma unidade de medida bem antiga e na época em que foi criada era feita com o dedo polegar. É por isso que ganhou esse nome, viu? E atualmente, cada polegada é o mesmo que 2,54 centímetros.


Como medir as polegadas da minha TV?

A medida de polegada leva em conta a distância entre uma diagonal e outra. Ou seja, você precisa começar a medição em um dos cantos inferiores e seguir com a fita métrica até o canto superior da outra lateral.


Se a sua fita só tiver a medida em centímetro, não precisa se preocupar! Basta dividir o resultado por 2,54. Assim, você terá a medida da TV ou da Smart TV em polegadas.


Qual é o tamanho ideal de TV pra minha sala?

Isso depende, tá? Em primeiro lugar, é importante que você leve em conta o tamanho da tela da sua TV. Vamos imaginar que ela seja uma Smart TV LED 32 polegadas, que é um tamanho bastante comum no Brasil.


Pra começar, você multiplica a quantidade de polegadas do televisor (32) por 2,54 centímetros, que é o tamanho padrão de uma polegada. O resultado será em centímetros, ou seja, 81,28 centímetros. Agora, pra descobrir a distância ideal, multiplique esse resultado por 3.


Fazendo isso, você tem como resultado o número 243 centímetros. Daí, é só transformar ele em metros. Neste caso, basta colocar uma vírgula na primeira casa decimal, ou seja, 2,43 metros.


Então, no exemplo que te falei, a distância ideal entre você e o televisor seria de 2,43 metros! Agora, se a sua sala tem mais espaço do que isso, então pode comprar uma TV com tela ainda maior, como os modelos Smart TV 40 polegadas até uma Smart TV acima de 55 polegadas. Legal, né?

 

Ah, e os modelos de Smart TV 4k tem uma qualidade tão boa que você vai ter uma visão perfeita independente da distância que tiver da tela. E aí tanto faz se é uma Smart TV 4k 32 polegadas ou uma Smart TV 4k 50 polegadas.


Tem alguma exceção?

Sim. As tecnologias presentes nos televisores mais modernos podem encurtar a distância ideal entre o seu sofá e o aparelho. Nesse caso, cada fabricante tem as suas próprias recomendações, tá? Então, é bom ficar de olho nas informações que vem com a TV. Ah, e pra essas informações, não importa se você tem uma TV LED, OLED, QLED ou algum outro, tá?


Quer mais dicas pra escolher a TV ideal pra você? Então dá uma olhadinha aqui. E você ainda pode usar a sua TV antiga pra ganhar desconto na compra de uma nova! Pra saber mais é só clicar aqui.