Como escolher o sofá ideal pra sua casa

A+ A-

                  

Gente, escolher um bom sofá é fundamental pra garantir o descanso de toda a família e receber bem os amigos, né? Agora, além de confortável, é legal ter um modelo que combine bem com a sua sala! Quer saber como acertar na escolha do seu? Vem comigo que eu te ajudo!
 

Sofá pra sala pequena

Se a sua sala tem pouco espaço, um sofá com mais de 3 lugares pode atrapalhar a circulação das pessoas pelo espaço, viu? Então, a dica é investir num sofá de 2 lugares e usar uma poltrona ou puffs pra receber as visitas, pois eles são menores e dá pra mudar fácil de lugar.

Outra opção pra lugares pequenos é o sofá-cama, que é bem útil pra receber hóspedes. Esse sofá quando você desdobra, vira uma cama de solteiro ou de casal dependendo do tamanho. É muito fácil de montar! 

O sofá de canto também é legal pra espaços compactos, pois ocupa uma quina da parede. Isso é ótimo pra economizar espaço sem abrir mão de conforto! E tem modelos lindos, incluindo o sofá com chaise, pra relaxar e ver TV com todo o conforto.

Mas olha só, pra usar o sofá com chaise precisa ver a medida da sua sala antes. Daí o ideal é que a chaise fique a pelo menos um metro e meio de distância da TV, tá?

                 

O sofá de canto pequeno forma um L, ideal pra liberar espaço na sala

 

Sofás pra salas espaçosas

Agora, se a sua sala é espaçosa, então dá pra colocar muitos móveis sem se preocupar muito com o  espaço. Então,  uma dica é usar o conjunto de sofás de 3 e 2 lugares!

E a vantagem do conjunto é que, na maioria das vezes, ele fica mais em conta do que comprar os dois separados. E eles costumam combinar melhor também! Além disso, tem conjuntos com sofá de 2 ou 3 lugares com 2 poltronas, sofá de 3 lugares com puff e sofá cama com poltronas. Uau!

Salas grandes também podem usar sofás com 4 lugares ou mais, incluindo os modelos de canto. Tem sofás de até 6 lugares em L com chaise. Cabe a família todinha bem confortável!

Outra vantagem é que, além de caber o sofá com a quantidade de assentos que você quiser, ainda sobra espaço pra ele  ser retrátil ou reclinável!


Retráteis e reclináveis

O sofá retrátil é aquele que você puxa a parte do assento dele quando quiser esticar as pernas, transformando numa chaise, sabe? Esses tipos podem ter só um ou todos os assentos retráteis, tá? Já o reclinável é o que dá pra inclinar a parte do encosto pra ficar numa posição mais deitada e relaxante. É ideal pra se esticar na hora de ver TV. Adoro!

Aí você pode falar: Lu, mas eu queria as duas coisas no mesmo sofá. Fica tranquilo, tem alguns sofás que são retráteis e reclináveis, pra você ter o máximo de conforto! Só fica de olho ao comprar um desses porque alguns chegam a ter quase 2 metros totalmente abertos. Então, é preciso ter uma sala bem grande pra ele!

                

Sofá retrátil e reclinável é ideal pra quem tem sala grande e quer o máximo conforto

 

Como escolher o seu sofá

Antes de comprar um sofá novo, é importante saber altura, largura e profundidade do assento, viu? Só assim dá pra garantir que vai caber na sua sala! E lembre que ele precisa ficar a pelo menos 1,5 metro da sua TV!

Outro detalhe: se quiser um tipo retrátil ou reclinável, tem que levar em conta a medida do sofá aberto sempre! Afinal, de que adianta ter um modelo com essas funçõe se não der pra abrir, né?

E sofás reclináveis também precisam de um espacinho extra atrás, justamente pra você poder acionar o mecanismo de reclinagem com tranquilidade.

Ah, se a sua sala é usada na maioria das vezes pra receber visitas, o ideal é ele ter até 1 metro de profundidade, que é o comprimento da região que vai do encosto até a beira do assento do sofá. Senão, as pessoas podem não conseguir encostar as costas ao mesmo tempo que ficam com os pés no chão. Atenção nisso, combinado?

                     

O sofá confortável pras visitas sentarem tem até 1 metro de profundidade no assento

 

O revestimento do sofá

Os sofás em tecidos, como o de linho, são mais grossos, sabe? E é isso deixa eles bem firmes e resistentes. Se acontecer de cair algum líquido nele, não precisa se preocupar porque não vai estragar.

Pra quem prefere os mais fofinhos, tem o chenille, que é feito de algodão e poliéster. A maior vantagem dele é a facilidade pra limpar. Quer um toque mais aveludado? O suede, que é um tecido de poliéster, ficou popular porque lembra a camurça. Ele é muito confortável, fácil de limpar e tem modelos foscos e os que lembram veludo molhado. Demais!

Outros tecidos são o couro e matérias sintéticos. O couro é o material preferido de muita gente por causa da elegância, durabilidade e facilidade pra limpar, viu? Já o material sintético dá um toque na aparência, mas é feito da seringueira e não usa pele de animais. Legal, né?

E por último, o material sintético, tem opções mais brilhosas e mais foscas, além de um ótimo custo-benefício. Só que ele é um material que esquenta mais, então se você mora em regiões onde faz muito calor é mais vantajoso ter um sofá desse tipo, que deixam a pele respirar melhor quando você fica muito tempo sentado.

Agora, se você tem crianças ou animais em casa, ou os dois, aposte em revestimentos escuros, que não aparecem manchas, ou use uma capa de proteção. E se você gosta de mudar sempre, as capas também ajudam a dar uma variada na cor do sofá. Você pode ter várias e ir trocando conforme a necessidade. Prático, né?

 

Não basta ter o sofá em casa, tem que cuidar dele direitinho também, viu? E pra te ajudar com isso, dá pra contratar com nossos parceiros o serviço de impermeabilização e higienização de sofá, entre outros!


E aí, quer escolher um sofá novo pra sua sala? Aqui no Magazine Luiza tem muitas opções pra você!