Como escolher o pneu certo pro seu carro

A+ A-

Gente, os pneus são mais importantes pro seu carro do que você imagina, viu? É que os modelos certos melhoram sua direção se precisar desviar de obstáculos que aparecem de repente, te ajudam a frear com mais segurança, e podem até ajudar na economia de combustível, viu? E tem várias outras vantagens. Então vem comigo saber escolher o pneu ideal!
 

Os três tipos básico de pneus

Pra começar, você pode escolher seus pneus por tamanho do aro, tá? E é importante saber que o que muda entre eles não é só o tamanho. Cada um tem qualidades que fazem toda a diferença pro seu veículo. Olha só:


Pneu de 12 a 16 polegadas: a maioria dos pneus estão na faixa de 12 a 16 polegadas. É esse modelo que você encontra em carros médios. E a principal característica deles é que são bem silenciosos. Ah, e esses pneus são ideais pra usar em carros que rodam mais dentro da cidade, sem pegar muito estrada, tá?


Pneu de 17 a 20 polegadas: os pneus entre 17 e 20 polegadas são criados pra suportar altas velocidades. Por isso, eles têm aro um pouco maior e largura diferente. São pneus incríveis pra quem precisa ter a certeza de que o carro vai responder rapidinho se precisar mudar de direção de repente. 


Pneu de 20 a 22 polegadas: pra terminar, tem o grupo com pneus de aro
20 e 22 polegadas. Eles são usados em veículos utilitários, picapes e automóveis que pegam mais estrada. É ideal pra quem precisa de um modelo com capacidade pra encarar terrenos com pedras e lama, viu?
  


 
Conheça as partes que formam um pneu

Olha, o pneu tem várias camadas e estruturas, cada uma com uma função específica durante a rodagem, tá? Vem comigo que eu vou te explicar as mais importantes:


Carcaça: é a parte mais resistente do pneu, criada pra suportar o peso do carro e choques durante o caminho. Costuma ser feita por lonas de poliéster, nylon ou aço. E se você encontrar um pneu radial na hora de escolher o seu, pode comprar, viu? Porque isso quer dizer que ele tem cintas que aumentam ainda mais sua resistência.


Talões: são arames de aço de grande resistência responsáveis por manter o pneu fixado ao aro da roda.
 

Lonas: se juntam como um feixe e são responsáveis por manter a área de contato do pneu com o solo. Se você tirar uma lona do pneu, o carro pode derrapar!
 

Banda de Rodagem: é a parte que entra em contato direto com o chão. Nela existe a parte alta, chamada de biscoito e a parte baixa, chamada de sulco, que escorre a água.
 

Ombro: é aquele cantinho curvo do pneu, que fica responsável por apoiar ele direitinho no chão durante as curvas enquanto você dirige.
 

Nervura central: mantém a circunferência do pneu quando em contato com o solo.
 

Aprenda a ler um pneu

Já reparou que o pneu novo vem com uma inscrição lateral? Ali tem informações muito importantes pra você! Dá uma olhadinha no que significa cada letra:


Vou usar este exemplo aqui: P1 185/65R14 86T
 

1) O P indica que é um pneu próprio para carro de passeio

2) O 1 é o número do modelo do fabricante

3) O 185 representa a largura do pneu

4) O 65 é um índice obtido pela divisão da largura pela altura nominal do pneu. Resumindo, quanto menor, mais baixo será o perfil do pneu;

5) R indica que o pneu tem estrutura radial;

6) 14 é o tamanho do aro;

7) 86 é o índice o peso máximo que pneu pode suportar (86 = 530 kg);

8) T é a letra que indica a velocidade máxima que o pneu suporta (T = 190 km/h).


Prontinho, agora que já aprendeu muita coisa sobre
pneus, é só escolher o mais adequado pro seu carro aqui no Magazine Luiza!

 

Tá precisando de manutenção no seu carro? Conte com nossos parceiros, tem alinhamento e balanceamento entre outros. Dá uma olhadinha em todos os serviços aqui.