Como escolher a mesa de jantar

A+ A-

A mesa de jantar é o centro das atenções da sala de jantar. Afinal, é nela que são servidas as refeições e onde se coloca o papo em dia com a família e amigos. E na hora de escolher sua mesa, é importante lembrar de colocá-la em um espaço confortável pra todos e que não atrapalhe a circulação na sala. Dá só uma olhadinha nas dicas que separei pra te ajudar!

 

Como escolher
É claro que a escolha vai depender do espaço disponível no ambiente. Comprar uma mesa muito grande e ficar sem espaço pra todos sentarem confortavelmente é um erro, já que o conforto é fundamental.
O ideal é que dê espaço pra que as pessoas se sentem na cadeira sem ficarem se sentindo presas, sabe? E tem duas medidas mágicas nessa hora.

 

Por exemplo, a distância entre uma cadeira e outra deve ser de 55 cm. Portanto, nada de encostar uma cadeira na outra. O mesmo vale pra largura da mesa. Se você costuma apenas sentar na mesa com sua família sem dispor panelas, bandejas e travessas, lembre-se que a largura mínima é de 80 cm de largura pra que todos os pratos fiquem separadinhos.

 

 

Minha sala de jantar é pequena
A solução nesse caso é optar por uma mesa redonda com quatro lugares, caso sua família seja pequena. A mesa redonda ocupa menos espaço que a quadrada ou a retangular.

 

Além disso, ela evita aqueles esbarrões indesejáveis. Se o ambiente for bastante apertado pra colocar cadeiras, também é possível substituí-las por bancos, pois não ocupam tanto espaço. E vale até lembrar que eles não precisam ter a mesma cor, mas devem seguir o estilo da decoração.

 

Se a mesa que você gostou é quadrada ou retangular e você tem poucas pessoas em casa, vale encostar uma lateral da mesa na parede. Dessa forma, terá mais espaço pra circulação. 

 


 

Meu apê não tem sala de jantar
Mora sozinho? Divide o apartamento com uma pessoa ou recebe visitas? Sem espaço pra uma mesa completa? As mesas dobráveis são excelentes quando precisa de espaço. Tem dois modelos: o primeiro é preso à parede, e pode ser desmontado quando não estiver em uso. O outro é uma mesa que diminui de tamanho quando você precis de mais espaço em casa. As duas formas práticas também não precisam de cadeiras, apenas pequenos bancos.

 

Outra tendência é adaptar um balcão, fazendo um estilo de cozinha americana. O balcão é excelente não só como mesa, mas também como bancada pra preparar os alimentos, estudar quando preciso, trabalhar, etc. Um super aliado, não acha? 

 

 

Uma sala de jantar sofisticada
Se você aposta na decoração mais clássica, pode apostar em uma bela mesa de vidro escurecido, com cadeiras estofadas, compondo um ambiente mais tradicional. Essa opção cai muito bem principalmente quando há ocasiões mais formais, como um jantar mais elegante em sua casa.

 

 

Gostou das dicas? Em qualquer projeto, é possível ter uma mesa! Clique aqui e escolha a sua!