Como dar banho no seu cachorro em casa

A+ A-

Dar banho no seu cachorro em casa não é muito fácil, né? Mas esse pode ser um momento bacana entre você e seu amigão. E com os produtos certos, como shampoo e condicionador pra animais, em poucos minutos seu cachorro vai ficar limpinho, olha só:


Quando devo dar banho?

Se o seu cachorro se suja pouco e tem pelos curtos, o banho pode ser a cada 15 dias. Já os de pelo longo devem encarar a limpeza uma vez por semana, tá? Agora, se o tempo estiver muito frio, dá pra aumentar o intervalo entre os banhos. E o ideal é nunca deixar ultrapassar o período de um mês.


Antes de por a mão na massa
 
A dica pro
shampoo e condicionador funcionarem bem, é escovar o pelo do seu cachorro antes do banho, viu? E isso vale até pra aqueles com pelo curto. Assim também vai ajudar a tirar os pelos soltos antes, e eles não vão parar no ralo depois. Outro detalhe importante é tomar cuidado com a temperatura da água, ela tem que tá morninha. Se for quente demais pode queimar a pele do bichinho, então o ideal é testar com o seu cotovelo antes de molhar o cachorro, combinado?


Ah, e deixe o shampoo, condicionador e a toalha perto. Senão, você vai precisar se afastar durante o banho e ele pode ficar agitado.


Hora do banho

O lugar mais seguro pra dar aquele banho no seu cachorro é um lugar fechado, até pra não correr o risco dele fugir. Banheira, tanques ou até boxes são os lugares mais ideais. É só desinfetar o local depois.


Antes de passar o shampoo, molhe bem o cachorro, e não se esqueça de proteger a região do rosto e das orelhas. Não pode entrar água no ouvido pra não dar otite, tá?


Na hora de passar o shampoo, aproveite pra massagear bem o corpo do seu pet, com as pontas do dedo. Além de tirar a sujeira, a massagem vai deixar ele relaxado e sempre vai associar o banho como algo gostoso. Legal, né?


Depois enxague bem os pelos e tire todo o shampoo. Aí passe o condicionador próprio pra cachorro e enxágue. Usar o condicionador é importante principalmente se o pelo for longo, assim ele não embaraça tanto.


Depois do banho

Sempre use uma toalha bem felpuda e absorvente pra secar seu cachorro. E não deixe ele ir pra lugares com vento se os pelos ainda estiverem molhados, senão ele pode ficar doente. Também tem gente que usa secador, mas o barulho pode incomodar seu cachorro. Se mesmo assim você quiser usar, a dica é não deixar o ar muito quente pra não queimar a pele dele, tá?


Por fim, se seu cachorro tiver pelo longo, escove novamente. Se quiser prolongar a sensação de bem-estar, pode borrifar um pouquinho de perfume ou de colônia para cachorros. Ele vai parecer uma estrela de comercial!


Viu como é fácil dar banho no seu cachorro em casa? Se precisar de shampoo e condicionador, é só dar um olhadinha aqui no Magazine Luiza!