Como cuidar de pincéis e esponjas

A+ A-

                

Gente, não dá pra arrasar na maquiagem sem a ajuda dos pincéis e esponjas, né? Só que não basta ter, precisa cuidar direitinho pra que eles durem mais tempo e deixem sua make com aquele acabamento profissional! Se tá na dúvida sobre como manter eles sempre limpinhos e conservados, olha só as dicas que eu preparei.


A importância da limpeza

Limpar com frequência seus pincéis e esponjas de maquiagem, além de fazer com eles durem mais, evita o acúmulo de fungos e até bactérias que podem causar alergias, irritações, espinhas e infecções na pele, sabia?

E o ideal é lavar os pincéis e esponjas uma vez por semana. Dá pra fazer também a cada 15 dias, mas não demore mais do que isso, combinado?


Como limpar os pincéis e esponjas

Não precisa se preocupar em usar seu shampoo, tem produtos específicos pra limpar seus acessórios de maquiagem, viu? Tem até um líquido higienizador, ideal pra lavar os pincéis. Que ainda deixa as cerdas macias! Aí sim, hein?

Outro produto específico pra limpeza dos pincéis é a esponja de limpeza. Ela é ótima pra quem usa maquiagem com muita frequência ou trabalha com isso. Com essa esponja, dá pra retirar todos os resíduos das cerdas sem precisar de nenhum produto químico. É só passar e pronto. Legal, né?

Além disso, se não tiver jeito, dá pra lavar os pincéis e esponjas usando sabão neutro ou shampoo de bebê. No caso dos pincéis, passe bastante água e sabão apenas nas cerdas. O cabo você pode limpar com um pano úmido em água.

Já as esponjas você deve lavar totalmente, é só mergulhar na água corrente, e passar muito sabão enquanto enxágua até sair toda a sujeira.

                 

Assim como os pincéis, as esponjas devem ser lavadas no máximo a cada 15 dias


Deixe secar bem após a limpeza

Antes de usar novamente, seu pincel ou esponja de maquiagem precisam estar completamente secos. Nunca use eles úmidos, tá?

O ideal é deixar secar naturalmente. Pra facilitar sua vida, coloque os pincéis deitados ou levemente inclinados. Pra isso, pode deixar uma toalha debaixo deles.

Agora, se precisar agilizar o processo de secagem, use o secador de cabelo, mas cuidado pra não se aproximar demais das cerdas do pincel e da esponja, viu? O calor excessivo pode deformar os acessórios! Pra não correr nenhum risco, use em uma temperatura mais baixa ou jato frio.

E, no dia a dia, guarde eles num local ventilado, que não seja úmido e fique longe do contato direto com o sol, combinado?


Tá precisando completar seu kit de maquiagem? Aqui no Magazine Luiza tem pincéis, esponjas e tudo mais que você precisar!