Como coifa e depurador funcionam

A+ A-

Quer acabar com a chateação de fumaça, gordura e vapor na sua cozinha? Então as coifas e depuradores são ideais pra você! E o bom é que tem modelos pra todos os gostos e tamanhos de casa. Mas você sabe a diferença entre um e outro e pra onde eles são indicados? Vem comigo que eu te conto!


Como funcionam?

O depurador é um eletrodoméstico com dupla filtragem pra pegar o ar sujo, limpar e devolver ele fresco pra sua cozinha, tá? Pra isso, tem o primeiro filtro de alumínio que puxa a gordura e deixa ela sólida e presa nele. Depois tem o segundo filtro, feito de carvão ativado, que puxa fumaça e o mau cheiro. Esse sistema acaba com até 50% da gordura e cheiro ruim.


 

O depurador têm opções de parede e de embutir com iluminação


Já a coifa elimina quase 100% do cheiro ruim e da gordura. Sem falar que também refresca a cozinha, tirando o calor e trazendo um ar mais fresco.


E a maior vantagem de ter uma coifa é que ela pode fazer isso de dois jeitos: no modo depurador ou no modo exaustor. No modo exaustor, ela precisa de um duto de ar, parecido com uma chaminé, que segura a gordura e leva o calor e a fumaça pra fora por meio de um tubo com uma grelha metálica. Depois, ela traz o ar limpinho pra dentro, viu? Ah, e nessa função a coifa dispensa o uso de filtros de carvão ativado.


Já na função depurador, ela funciona com um filtro metálico que segura a gordura e um filtro de carvão ativado pra filtrar o ar sujo de fumaça e vapor, devolvendo ele limpo. Mas olha, ela é própria pra ser instalada em casas onde não tem saída de ar ou onde a saída de ar fica muito longe do ponto em que seu fogão ou cooktop tão instalados, viu?


 

A coifa pode ser usada na função depurador e exaustor


Coifa ou depurador de ar?

O depurador de ar é indicado pra cozinhas pequenas e pra pessoas que não cozinham muito ou não fazem frituras. É  também uma ótima opção pra quem procura um eletrodoméstico com grande custo-benefício.


Ah, ele também é perfeito pra quem mora em casa de aluguel, porque é só fixar na parede e ligar na tomada. Não precisa de quebra-quebra, nem instalação de dutos e muito menos de mão-de-obra especializada. Na hora de mudar, é só tirar e levar ele pra uma casa nova.


Já a coifa é indicada pra ambientes maiores ou pra quem cozinha muito, faz várias frituras ou cozinha muitos alimentos no vapor em ambientes com pouca ventilação, tá? A capacidade de sugar os restos e limpar o ar é muito maior e impede de deixar um cômodo sem janelas todo embaçado e engordurado, porque além de limpar o ar ela também tira o calor e refresca. Incrível, né?


Essa função é muito útil pra quem mora em apartamentos pequenos com conceito aberto, em que a cozinha americana fica aberta pra sala de estar e de jantar. Adorei!


E olha só: mesmo quando você escolher a coifa na função depuradora, ela ainda vai ter potência muito maior de filtragem que um depurador tradicional, podendo renovar o ar da sua cozinha até 12 vezes por hora. Assim fica tudo sempre fresco e limpinho nos três ambientes, mesmo que você cozinhe muito e faça fritura pra muitas pessoas.


Agora, se você tá pensando em fazer uma cozinha com cooktop instalado na ilha, é outra situação em que só dá pra optar pela coifa de ilha, porque não tem depurador desse tipo. Esse modelo é instalado no teto e não na parede e também pode ser usado tanto como exaustor como depurador.
 


 

Se você tem uma ilha em casa, a melhor opção é a coifa!


E aí, já sabe o que é melhor pra sua cozinha? Então aproveita e clica aqui, pra conferir todos os modelos e tamanhos de coifa e depurador!


Agora, passa aqui no Magazine Luiza e vem escolher coifas e depuradores incríveis pra deixar sua cozinha um luxo!