Como ajustar o seu Monitor

A+ A-

                 

Gente, não adianta ter um bom monitor e não curtir o melhor dele, né? Por isso o ideal é deixar sempre ajustadinho pra aproveitar o melhor dos recursos que ele tem de imagens, cores e brilho. E se o seu monitor tá com cores estranhas ou pouco brilho, vem comigo que eu te ajudo a deixar do jeito certo!

Ajustando a imagem
Pra começar, o
monitor precisa da versão mais nova do driver dele, tá? O driver é um programinha que ele usa pra se comunicar com o computador. Os computadores costumam fazer atualizações automáticas importantes pra monitores, impressoras e tudo que tá ligado nele, pra ter sempre os drivers mais atuais.

Agora, se você usa o sistema operacional Windows e a imagem tiver ruim, achatada e com pouco brilho, é só seguir esses passos: ir no menu Iniciar, clicar em Painel de Controle, Hardware e Sons e selecionar a opção Vídeo. Lá você pode ajustar várias coisas sobre a imagem que aparece na tela, como o brilho, as cores e a luz branca, viu?

Sintonia de cores: seus filmes, fotos e jogos parecem mais apagadinhos ou muito verdes ou vermelhos? Então já sei: o problema tá nas cores.

As cores do seu monitor são medidas em bits, tá? Quanto mais bits, mais tons de cores o computador mostra. Na opção Cores, Sintonia de Cores ou Calibrar Cor, dependendo da versão do Windows, tem a opção recomendada que é 32 bits ou milhões de cores. É só clicar nela pra fazer o ajuste automático!

E se quiser deixar as cores do seu jeito, é só clicar na opção Seleção Manual e regular a quantidade de azul, verde, vermelho e da luz branca. É muito fácil!

Brilho: além das opções de cores, essa mesma área de Cores tem a opção de ajustar o brilho. Se você mudou de um monitor de LCD pra um de LED, que é mais brilhante, pode ser que queira deixar o brilho dele um pouquinho mais apagadinho até se acostumar. Se não ficar feliz com o ajuste automático, clique em ajuste manual do brilho e deixe brilho e contraste do seu jeito!

Resolução: se a imagem tá achatada é porque a resolução do seu monitor tá errada. Pra arrumar, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do Windows e vá na opção resolução de tela. Lá indica o tamanho da resolução que você tá usando e ela pode estar errada, tá? Um monitor padrão quadrado de 17 polegadas, por exemplo, tem uma resolução ideal máxima de 1280x1024.

Se a resolução tiver muito maior ou menor do que deveria, as imagens ficam distorcidas ou espremidas.

Pra arrumar a resolução automaticamente, é só escolher o ajuste recomendado pelo Windows e pronto! O computador vai ajustar sozinho o tamanho ideal pra sua tela.


Jogando no PC
Se você tem um monitor TV LCD, vale a pena dar uma olhadinha se ele tem uma função chamada Jogo. Ela ajusta automaticamente os detalhes bem destacados, como se tivessem texturas, sabe?

Além disso, alguns modelos mais novos de monitores tv também escurecem um pouco mais a tela na função Jogo, pra deixar alguns games bem mais emocionantes! E esse recurso tem ainda mais atrativos, viu?

É que, quando a função Jogo tá ligada, o monitor mostra mais rápido os comandos, o que é ideal pra você não ter aquela sensação de travamento ou que seu personagem tá lento.

Pra mudar pro modo Jogo, use as configurações de vídeo, é fácil! A maioria dos monitores TV com controle remoto tem um botão exclusivo pra acessar esse recurso. Também dá pra acessar as configurações do aparelho, acessar um menu que costuma chamar Modo de cena ou Modos de cena, e escolher a opção Modo Jogo.


Quer um monitor LCD novo pro seu computador? É o escolher aqui no Magazine Luiza!