Como agradar no lanche das crianças

A+ A-

As mães sabem como é difícil oferecer uma alimentação saudável 24 horas por dia sem que o seu filho reclame e, além disso, impedir que ele saboreie fora de casa várias guloseimas calóricas. Todo cuidado com a alimentação é pouco, já que a carência de vitamina e o excesso de caloria podem comprometer a fase de desenvolvimento e crescimento do futuro adulto. Por isso, para tornar as refeições das crianças supersaborosas e em momentos mais agradáveis é preciso investir em receitas criativas, coloridas e principalmente nutritivas.

O segredo está em combinar os alimentos certos e deixá-lo com a cara bem atrativa, abusando das cores, formas e texturas. Essa rica mistura traz inúmeros benefícios para o seu filho por toda a vida, além de prevenir doenças decorrentes da má alimentação como diabetes, hipertensão e obesidade.

É nessa hora que os lanches saudáveis surgem como uma boa opção de refeição da tarde para agradar as crianças. Nessa hora vale tudo para reduzir o consumo excessivo de salgadinhos, doces, biscoitos, sorvetes e outros alimentos ricos em gorduras e açúcares. O ideal é transformar as receitas perigosas como pizza, bolo e mousse (calóricos por natureza) em alimentos nutritivos, retirando os ingredientes vilões e substituindo-os por outros mais funcionais. Ou até mesmo deixar as frutas como uma aparência mais apetitosa para a criança.

Uma boa pedida é a mousse de abacate que é preparada com quatro colheres de ovomaltine batidas no liquificador com a fruta e meia xícara de leite.

Com muita criatividade, você também pode transformar a maçã em um saboroso lanche. Basta retirar a polpa da fruta com um boleador e misturá-la no liquidificador com nozes, suco de uva, canela e mel, formando uma pasta, que é colocada como recheio de volta dentro da própria maça.

Já a pizza de manjericão vai deixar os lanches da tarde muito mais saudáveis e, com certeza, fazer muito sucesso com a garotada. É só substituir a massa por fatias de pão integral ou pão sírio e a mussarela por queijo cottage ou ricota. A decoração pode ser feita com tomates do tipo cerejas cortados ao meio e pedaços de folhas manjericão fresco. O toque final fica por conta de um bom azeite extra virgem.
 
Lembre-se que é preciso variar o sabor a cada dia para a criança não enjoar. Procure por receitas rápidas e práticas sem abrir mão de um cardápio balanceado. Dê asas a sua imaginação e criatividade e acerte na alimentação da criançada.