Comida caseira e saudável fora de casa

A+ A-

                    

Para quem faz questão de se alimentar sempre com uma comida caseira, mas fica muito tempo fora de casa, pode contar com uma solução bem simples: basta levar o lanche, almoço ou jantar em uma marmita ou lancheira. Além de economizar, você ainda consegue manter uma dieta mais saudável, evitando as tentações dos restaurantes. Olha só, quantas vantagens!


As marmitas estão cada vez mais seguras, ou seja, não precisa ficar com medo do pote abrir e a comida esparramar na bolsa ou sacola. Mas se você é do tipo que faz questão de uma segurança extra, só pra dar mais um pouco de garantia, têm modelos de marmitas e lancheiras com travas nas laterais. Aí, só dá pra tirar a tampa depois de destravar.


As marmitas podem ser feitas de diferentes materiais, como vidro e plástico. E o mais importante é que elas sejam resistentes ao frio e calor e possam ser levadas ao micro-ondas pra facilitar sua vida.


Agora pra alimentos que não precisam ser aquecidos, como as saladas, você pode usar potes de alumínio que são bem levinhos. E pra levar as frutas tem também o porta-frutas, que é um tipo de lancheira com formato diferenciado da fruta mesmo, como de banana, uva, mamão etc.


E pra quem gosta de inovação, o silicone é um material que está ganhando vários fãs quando o assunto é marmita. Sabe por quê? Além de ser bem resistente, mesmo ao calor, quando estão vazios, os potes de silicone podem ser facilmente dobrados.

                     


Como higienizar as marmitas e lancheiras


O material mais fácil de ser lavado é o vidro. Não que o plástico não seja fácil de limpar, você só precisa ter cuidado pra lavar a marmita e lancheira o quanto antes, pra não ficar nenhum cheiro, sabe?


Água e detergente neutro já dão conta da limpeza. Se o molho manchou o interior do pote, passe uma esponja delicadamente. Enxague bastante, pra não ficar nenhum resíduo de sabão ou comida. Depois, coloque  o pote pra secar, mas sem tampar, tá?


Tudo organizado


Tem gente que não gosta que os alimentos se misturem no prato, ainda mais na marmita. E os potes com divisórias são feitos justamente pra isso! Dá pra medir também com mais precisão cada tipo de alimento que vai nele.


Outra opção são os jogos de potes com tamanhos variados. É só colocar um tipo de alimento diferente em cada. E dá pra levar até molho nos mini potinhos.

                  


Bolsa térmica


Para transportar sua marmita ou lancheira, de forma segura e com a garantia de que a temperatura do dia não vai prejudicar sua comida, a minha dica é usar uma bolsa térmica.


A bolsa térmica cria um isolamento, mantendo os alimentos frescos e as bebidas geladas. Ou o contrário também, bebidas e alimentos quentinhos.


A bolsa térmica não substitui a geladeira ou micro-ondas, viu?! Mas dá uma ajuda e tanto! Os alimentos em temperaturas frias podem ficar armazenados até 10 horas dentro dela e os quentes, em até cinco horas.

                     


Marmitas ou lancheiras elétricas


Onde você está não tem um micro-ondas ou forno elétrico para esquentar sua comida? A solução é bem fácil: marmitas e lancheiras elétricas. Só precisa colocar na tomada e esperar a comida esquentar. Demora um pouquinho mais que um micro-ondas ou forno, mas, enquanto isso, você pode ir comendo a salada, que tal?


Outra opção pra manter a temperatura dos alimentos, quente ou frio, é a marmita térmica. Ela é revestida com um material que isola a temperatura interna do pote e a mantém por algumas horas. :)


Agora que você já viu como é fácil comer fora, sem abrir mão da comida caseira, que tal escolher novas marmitas ou lancheiras no Magazine Luiza?