Colchão: entenda o que é o giro

A+ A-

Sabia que quando você compra um colchão é preciso fazer um processo chamado giro pra conservar ele? Isso mesmo! Ainda não sabe o que é isso? Então, vem comigo que eu te conto tudinho!


O giro é um processo indicado pelo fabricante em que você precisa girar o colchão de vez em quando pra um lado não ficar mais baixo que o outro e nem afundar e prejudicar o seu sono e a sua coluna. Assim, você também garante uma maior durabilidade. Pra você ter uma ideia, a vida útil de um colchão é de 5 anos pra aqueles que são de espuma e 10 anos pros de molas.


Como fazer o giro

A técnica do giro do colchão é bem simples, viu? No primeiro mês, basta girar o colchão, invertendo o lado dos pés e da cabeça. No mês seguinte, repita o procedimento, mas desta vez colocando o lado que estava pra cima pra baixo. Essa medida é importante, principalmente em colchões de casal, onde as pessoas têm pesos e tamanhos diferentes e com o tempo se nota a diferença nos dois lados do colchão. Ah, e o giro deve ser feito a cada 15 dias ou uma vez por mês, dependendo da recomendação do fabricante.


Mas se o colchão pra cama box tiver só uma face, então, a dica é virar os pés pra cabeceira e vice-versa mais vezes, pelo menos uma vez a cada 15 dias, pra compensar essa parte, tá?


Agora, se o seu colchão não é usado com tanta frequência, o ideal é colar uma etiquetinha na lateral informando o mês que você virou e o lado. Assim você já sabe que tipo de giro precisa fazer da próxima vez. Prático, né?


Ah, e sempre é legal consultar o manual do seu colchão ou entrar em contato com o fabricante se tiver alguma dúvida, tá?


Cuide e conserve o seu colchão

Conservando seu colchão ele vai durar muito mais!

Além do giro, existem outros cuidados pra ajudar na conservação. Por exemplo, evite dobrar o colchão e proíba as crianças de pularem nele. Isso pode estragar a espuma e a estrutura do colchão, além de acelerar o desgaste e forçar o estrado ou o box da cama.


Outra dica é usar uma capa pra colchão e uma saia de cama box, que protege as laterais e a camada entre o box e o colchão. Isso ajuda a evitar poeiras, manchas, protege seu colchão do contato com o suor e mantém ele bem firme em cima do box. Então, use sempre uma capa própria, tá? Nunca plástico ou lonas, que impedem o colchão de respirar, e podem fazer ele escorregar na cama e até aceleram a contaminação por fungos e ácaros.


Também não é bom apoiar seu colchão em estrados quebrados, lascados ou cama box rasgada e com pés desnivelados, tá? O desequilíbrio afeta a coluna, o sono e também acelera o desgaste do colchão.


E gente, nada de apoiar objetos pesados ou pontiagudos sobre a cama. Eles podem deformar as molas, a espuma ou o viscoelástico, que é a parte mais delicada de alguns modelos de colchões modernos.


Além disso, é importante ventilar o colchão deixando ele tomar sol. Pra isso, nunca faça a cama logo ao acordar, porque ela ainda tem o calor e o suor do corpo. O ideal é abrir as janelas, tirar as roupas de cama pro colchão esfriar, deixar o colchão e travesseiro no sol da manhã e só depois fazer a cama. Esse é um tratamento antialérgico natural que ajuda a evitar ácaros. Legal, né?


Gostou das dicas? Agora é só garantir sonos mais tranquilos com os modelos de colchões aqui do Magazine Luiza! Escolha o seu agora mesmo!