Colchão: saiba como escolher

A+ A-

Gente, ter um bom colchão faz toda a diferença na hora de dormir e recarregar a bateria pro dia seguinte. Mas será que você sabe escolher o modelo ideal? Se a sua resposta for não, vem comigo que eu te ajudo com isso!


Vários modelos

Olha, hoje em dia tem colchões extra macios, macios, médios, firmes e extra firmes. E não tem uma regra pra decidir qual é o ideal nesse sentido, então, pode escolher o modelo que preferir, tá? O colchão ideal é aquele que te dá uma boa sustentação, sem afundar muito, mas deixando você o mais confortável possível.


Densidade e tamanho

A densidade do colchão é a quantidade de espuma que ele tem por cada metro cúbico. Quanto mais densidade ele tem, mais peso e pressão o seu colchão aguenta! E pra medir ela, você tem que levar em consideração o seu peso e altura, tá? Olha só:


D20 - usada em berços e camas infantis.

D23 - pra pessoas com até 1,80 metro de altura e no máximo 50 quilos.

D26 - pra pessoas com até 1,80 metro de altura e no máximo 60 quilos.

D28 - pra pessoas entre 1,80 e 1,91 metro de altura e peso até 70 quilos.

D33 - pra pessoas com mais de 1,90 metro de altura e que pesa entre 70 e 100 quilos.

D45 ou acima ?  pra pessoas com mais de 1,90 metro de altura e mais de 100 quilos.


Além da densidade você precisa saber os tamanhos dos colchões pra cada tipo de cama, viu? Por exemplo:

- 0,60 ou 0,70 centímetros de largura x 1,30 metro de comprimento - ideais pra berço e cama infantil

- 0,70 centímetros de largura x 1,50 metro de comprimento -  ideais pra cama infantil

- 0,78 ou 0,88 centímetros de largura x 1,88 metro de comprimento - ideais pra colchão de solteiro

- 0,96 centímetros ou 1,0 metro de largura x 2,0 metros de comprimento -  ideais pra colchão solteiro padrão americano

- 1,08 metro de largura x 1,88 metro de comprimento - ideais pra colchão solteiro conhecido como cama de viúva

1,28 ou 1,38 metro de largura  x 1,88 metro de comprimento - ideais pra colchão de casal

- 1,58 metro de largura x 1,98 metro de comprimento - ideais pra casal queen size

- 1,78 metro de largura x 1,98 metro de comprimento - ideais pra casal  king size

1,93 metro de largura x 2,03 metros de comprimento - ideais pra casal super king size


Molas ou espuma?
 
Molas: os colchões de molas são fabricados tanto com molas quanto espumas, viu? Assim, eles dão sustentação, estrutura e conforto na medida certa! E a qualidade de um colchão de molas é medida pelo tipo de mola que ele usa, como ela é colocada dentro dele e pela qualidade do molejo. Olha só:


Bonnel: é uma mola que usa fios de aço e carbono, materiais que dão mais molejo pro colchão. Ele é bom pra quem gosta de um colchão que fica um pouquinho fundo quando a pessoa fica deitada muito tempo, sabe?

Verticoil: é parecida com a Bonnel, mas tem mais molas por metro quadrado, juntando um bom molejo com estrutura firme. O resultado é um colchão fofinho, mas que não afunda quando você deita nele.

Molas Ensacadas: é um dos mais procurados, principalmente pra casal, viu? É que, quando uma pessoa se mexe de um lado dele, a outra não sente. As molas ensacadas também deixam o colchão bem firme! Quanto mais molas ensacadas e mais alto o colchão, melhor ele é!

Superlastic: é um colchão com muitas molas, o que é ideal pra pessoas muito altas ou mais pesadas, tá? Ele se adapta melhor ao corpo das pessoas que outros modelos, mas balança bastante! Então, é mais indicado pra camas de solteiro.

Molas LFK: esse tipo de mola é perfeito pra sustentar melhor pessoas muito altas ou com um peso acima de 110 quilos, viu? Ela é muito resistente e 70% mais firme que os outros modelos de molas!

O colchão de mola é muito confortável

Espuma: são colchões com 100% de espuma dentro dele pra te sustentar, tá? Ele precisa ser bem cheinho pra aguentar seu corpo sem amassar muito. Por isso, a dica é ver se o seu colchão tem o selo ?qualidade pró-espuma?, que garante que tá tudo certinho com ele! Olha os principais tipos de espuma que existem:


- Espuma Aglomerada: é um material mais simples, feito de sobras de espumas unidas com uma cola especial. São colchões mais em conta e muito práticos pra usar de vez em quando em casa ou pra levar em passeios.

- Espuma viscoelástico: conhecida como a espuma desenvolvida pela NASA, não esquenta nem esfria demais e se molda direitinho ao seu corpo! Legal, né?

- Espuma Latex: essa espuma tem vários furos pra deixar o colchão ventilar bem, ficar sempre fresquinho e circular o ar pra evitar fungos e ácaros. Outra vantagem do colchão feito com ela é que ele tem um suporte de espumas que deixa uma pessoa se mexer sem que a outra sinta. Ou seja, é ótimo pra casais!

- Espuma Memosense: é uma espuma com alta densidade que têm o mesmo molejo do látex, mas com o conforto do viscoelástico. Ah, e essa espuma também é um material atérmico, que não esquenta nem esfria demais, tem alta resistência e não deforma!


Tipos de colchões

Tem vários modelos de colchões, com muitos materiais e alturas diferentes, tá? Mas, além das alturas, densidades e dos muitos tipos de molas e espumas, tem outras qualidades que seu colchão pode ter. E pra você não se perder com tantos nomes diferentes, olha só a explicação pra esses termos: 

One-side: são os colchões que têm uma face só. Então, é só girar a parte que tá na cabeceira pros pés e vice-versa a cada 30 dias e ele vai ficar retinho por muito tempo!


Pillow Top: é o colchão que tem uma camada a mais na parte de cima pra deixar ele ainda mais macio e confortável, tá?


Colchão ortopédico: ele é mais firme que a maioria pra diminuir a pressão sobre o seu corpo enquanto você dorme. Ele deixa seu corpo alinhadinho! Só tome cuidado, porque nem todo colchão mais duro é ortopédico, viu? E antes de usar um desses, é legal conversar com seu ortopedista.

O colchão ortopédico é ideal pra quem tem dores nas costas

Colchão magnético: ele usa materiais com tecnologia pra diminuir dores, melhorar a circulação ou prevenir desgaste nos ossos e na coluna, viu?


Antialérgico: são materiais que não pegam fungos, bactérias e nem acumulam ácaros! São ideais pra quem sofre de rinite, sinusite, bronquite ou asma.


Agora que você já sabe como escolher o seu próximo colchão, aproveita pra comprar o seu aqui no Magazine Luiza!