Colchão: saiba como limpar

A+ A-

Gente, ter um bom colchão é fundamental pra uma noite de sono relaxante. Mas será que você sabe todos os cuidados necessários pra manter o seu colchão sempre limpinho e pronto pra uso? Afinal, a limpeza é muito importante pra evitar os ácaros, fungos, mofo e até mesmo as bactérias que podem fazer mal pra sua saúde. Vem comigo que eu tenho umas dicas pra te dar!


Limpando o colchão na cama de estrado ou cama box
 
- O ideal é aspirar esse tipo de colchão pelo uma vez por semana. Isso já ajuda a eliminar os ácaros e o acúmulo de poeira.

- Outra dica é borrifar uma medida de 50% de vinagre com 50% de água pra acabar com as bactérias! Muita gente costuma usar o álcool, mas ele não é uma boa opção, porque pode estragar a espuma!

- Além disso, uma solução bem simples pra manter seu colchão limpo é usar uma capa própria pra ele. Assim, você evita que o suor e outras impurezas entrem em contato direto com seu colchão. Ah, mas não esqueça de lavar essa capa uma vez por semana, tá? O bom é até usar um pouco de água oxigenada a 3% ou produtos antibactericidas na lavagem!

- E é ideal deixar o seu colchão respirar um pouco, viu? Então, depois que você levantar, abra as janelas, deixe o sol e o ar da manhã entrarem e só depois de uma meia hora arrume a cama. Assim, você evita que apareçam ácaros e mofo nele.

- Outra dica é deixar o quarto sempre bem ventilado, tá? E se a sua cama fica perto de lugares úmidos, afaste ela pra proteger o seu colchão.

- Agora, se você tem crianças em casa e costuma ter problemas com xixi ou vômito, a dica é preparar uma solução com uma colher de chá de desinfetante à base de amoníaco pra 1 litro de água pra limpar o colchão. E se depois de seco ele ficar com alguma manchinha ou cheiro ruim, polvilhe bicarbonato de sódio puro, espere duas horas e passe o aspirador de pó. Fácil, né?


Dicas pra quem mora sozinho

Se você mora sozinho ou divide o quarto com outras pessoas e costuma deixar o seu colchão no chão, é ideal ter alguns cuidados a mais com seu lugar de dormir, viu? Dá uma olhada nessas dicas que eu preparei:


- Pra evitar que a poeira, os ácaros e o mau cheiro por causa da umidade tomem conta do seu colchão, é ideal ter um borrifador com uma misturinha de água, vinagre branco e desinfetante sem álcool pra espirrar nele de vez em quando, tá? Pra isso, use duas partes de cada um pra três de água.

- E quando não tiver usando o colchão, deixe ele sempre em pé, num lugar ventilado e, se possível, em cima da cama. É que a chance de pegar bactérias, poeira e ácaros é muito maior se ele ficar no chão. Então, evite ao máximo deixar ele em contato com o piso. 

- E se o seu colchão sujou muito e ficou com cheiro ruim, a dica é preparar uma solução com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio pra uma xícara de água, e espalhar bem no colchão com a ajuda de um pano ou de uma escova de cerdas bem macias. Depois, é só deixar secar num lugar bem ventilado.

- E se você ficou muito tempo sem usar o seu colchão, é ideal limpar bem ele antes de deitar. Pra isso, prepare uma mistura de 2 colheres de sopa de amaciante, 3 xícaras de vinagre branco e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio pra passar no colchão. Em seguida, deixe ele no sol por 30 minutos. Seu colchão vai ficar novinho e muito cheiroso!


Gostou das dicas? Aqui no Magazine Luiza você encontra colchões pra todos os gostos e bolsos!