Chega de calor: tipos de ar-condicionado

A+ A-

Gente, hoje em dia o ar-condicionado pode ser um grande aliado pra enfrentar tanto os dias quentes quanto os dias frios, sabia? Pois é! Agora, tem tantos modelos supermodernos diferentes por aí que é bem comum ter dúvidas sobre qual é o tipo ideal pra cada situação, né? Se quiser uma ajudinha pra decidir qual comprar, olha só esse guia bem prático que eu preparei pra facilitar a sua vida!


Como escolher o modelo certo?

A primeira coisa que você precisa levar em conta é o cômodo onde o aparelho vai ser instalado, tá? É que tem uma grande variedade de aparelhos pra atender cada necessidade! Olha só:


Portátil - Quer uma solução rápida sem precisar de fios, canos e quebra-quebra?  O ar-condicionado portátil é a solução! É só ligar na tomada, encaixar o tubo extensor pra fora da janela pra fazer a troca do ar quente e frio do ambiente e pronto!


E os modelos modernos ficaram menores, mais potentes, com filtros antibactéria, botões pra umidificar ou desumidificar o ambiente e reservatório pra acumular água! O mais legal é que tem modelos quente e frio também, pra você aproveitar o inverno bem climatizado! 


Ah, e como ele tem rodinhas, dá pra levar pra qualquer lugar! Aí sim, hein?


O ar-condicionado portátil é muito prático: só ligar na tomada e começar a usar!


Janela - ele tem esse nome porque fica instalado na parede da janela e uma parte dele fica pro lado de fora, tá? Os modelos simples tiram o ar quente da área que você quer esfriar, levando ele pra fora, mas tem modelos quente e frio também! O ar-condicionado de janela é ideal pra quem tem um ambiente pequeno e quer um equipamento mais simples e bem fácil de instalar. Demais!


O ar-condicionado de janela é uma ótima opção pra espaços pequenos


Duto -  esse modelo é ótimo pra climatizar vários ambientes de uma só vez, cada um com uma temperatura, viu? Por isso, ele é mais usado em prédios comerciais, shoppings e aeroportos.


O duto, que também é chamado de built-in ou splitão, pode vir com várias partes! Tem uma única condensadora, que fica na parte de fora do prédio, e várias evaporadoras que ficam nos espaços que vão ser climatizados.


É um modelo bem mais pesado que os outros e que precisa de uma rede de dutos pra funcionar, tá? Por isso, se quiser um, precisa de um técnico em ar-condicionado pra projetar o sistema  enquanto o prédio ainda tá em construção, tá? 


O ar-condicionado de duto é ideal pra grandes prédios


Split - é um dos modelos mais populares hoje em dia! É silencioso, econômico e muito potente. Além disso, pode vir com muitas tecnologias bem legais, como resfriamento rápido e sistema no wind, que climatiza sem fazer vento, além de filtros antibactéria, que tratam a pele e previnem contra fungos e mau cheiro. Uau!


Ele também pode ser do tipo inverter, com um motor que funciona direto, sem ligar e desligar. Isso deixa ele mais silencioso e com a temperatura sempre na medida certa, além de ser mais econômico que outros tipos sem essa tecnologia.


O split tradicional tem duas partes: uma condensadora, que refrigera o ar do lado de fora da casa; e outra, evaporadora, que fica dentro de casa. Mas, nem sempre precisa ser assim. Olha só:


- Split Hi-Wall - quer um split, mas não tem varanda nem quintal pra instalar a unidade condensadora? Aposte num modelo em que as duas partes ficam instaladas na parede de casa, com uma condensadora menor, sem ocupar muito espaço!


- Split Window - parece com o ar-condicionado de janela e é outra opção bem legal pra quem não tem espaço em casa, mas quer desfrutar de um modelo que tenha mais potência e funções que os modelos de janela tradicionais. Muito bom!


- Multi Split - é uma opção pra gastar menos quando você vai instalar vários splits em casa. Com ele, você não precisa comprar o conjunto de aparelhos inteiro: basta ter uma única unidade condensadora do lado de fora pra atender vários aparelhos evaporadores de todos os ambientes. É muita economia!


- Split Cassete - uma solução discreta e prática, em que a unidade evaporadora que fica dentro de casa é embutida no forro, bem escondidinha.  A maior vantagem do cassete é espalhar o ar por igual nos ambientes maiores e ainda ficar harmonioso com qualquer tipo de decoração. Incrível!
 

O tipo cassete é a solução pra climatizar espaços sem o split aparecer


- Split Piso-teto - é parecido com o split cassete, mas tem uma capacidade ainda maior. Ele é ótimo pra espalhar ar em áreas realmente grandes, como comércios, restaurantes e teatros.


O Piso-teto tem uma variedade de tipos pra você instalar no canto do teto. Também tem o aparelho mais conhecido como Quatro Lados, uma caixinha fica entre duas paredes e tem saídas de ar por quatro lados. Arrasou!


O piso-teto é uma ótima escolha pra espaços comerciais grandes


Ah, antes de escolher o modelo ideal de ar-condicionado, você precisa saber também quantos BTUs de potência o aparelho precisa pra climatizar certinho o tamanho do espaço que você tem, tá? Clica aqui que eu te conto tudinho sobre BTUs!


Agora que você já conhece como cada ar-condicionado funciona, é só escolher o seu aqui no Magazine Luiza!