Chá ou café: vantagens e desvantagens

A+ A-

Gente, beber chá e café é uma delícia e vantajoso pra saúde, viu? Mas mesmo tendo vários benefícios, é legal conhecer bem essas bebidas pra saber também quais as desvantagens de tomar elas de um jeito exagerado. Quer saber mais sobre isso? Vem comigo!


Café pra fazer bem pra saúde

Olha, começar o dia bebendo café é bom porque dá energia e aumenta a disposição, né? E essa bebida também ajuda a prevenir doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e diminui os riscos de doença no fígado. Muito bom!

Esse café é saboroso vai aumentar sua energia e te ajudar prevenir doenças


Além disso, sabia que o café é aliado da memória? Pois é! Ele melhora o funcionamento do cérebro. Aliás, como ele ainda diminui a inflamação numa área do cérebro que é responsável pelas emoções, ajuda a prevenir a depressão!


Por outro lado, como o café tem como base a cafeína, exagerar na dose pode te deixar sem paciência e dar tremores, dor de estômago e insônia.
 

Por isso, o ideal é beber entre 300 miligramas e 400 miligramas de café por dia, ou seja, o equivalente a três ou quatro xícaras pequenas, tá? O bom é que essa quantidade é suficiente pra fazer bem pra sua saúde e ainda ajudar reduzir o risco de Alzheimer e Parkinson. Gostei!


Invista nos benefícios dos chás

Já no caso do chá, o legal é poder contar com vários tipos diferentes pra escolher, né? Em geral, eles são fontes de antioxidantes poderosos, o que deixa seu envelhecimento mais lento! E como são feitos com ingredientes naturais, como plantas, ervas, flores e frutas, tem pra todos os gostos e necessidades.
 

Por exemplo, o chá verde melhora a saúde dos ossos e ajuda no combate e doenças como a osteoporose. E como esse tipo de chá tem também aminoácidos, é uma boa opção pra acalmar a mente! Adorei!


 
O chá verde é uma boa pra melhorar a saúde óssea e relaxar a mente


Agora, se você precisa de uma opção que seja também anti-inflamatória, pode contar com o chá de gengibre. E ele também facilita a digestão e é ideal pra quem sofre com gastrite ou problemas intestinais! Bom, né?


E o chá de hibisco é um ótimo diurético, viu? E pra acabar com o inchaço, a dica é apostar no chá de hortelã que também é bom pra digestão. Aí sim!


Olha só, quase todos os chás podem ser bebidos todos os dias, até cinco xícaras por dia. Mas evite tomar depois das 18h os chás verde ou preto, por exemplo, porque são ricos em cafeína, que, além de estimulante, pode dar insônia, combinado?


Outro detalhe é que alguns tipos dessa bebida, como é o caso do próprio chá verde, pode aumentar a pressão arterial se for bebido por mais de três semanas seguidas, hein! E pra evitar a falta de líquido no corpo, o mesmo vale pros diuréticos.


Ah, falando em bebidas do dia a dia, que tal saber também a diferença entre o café e o cappuccino? Clica aqui!


O chá e café mais deliciosos e fáceis de fazer tão aqui no Magazine Luiza. Vem escolher os seus!