Carregar muitas vezes o celular vicia?

A+ A-

Gente, ter uma bateria que dura bastante é importante pra quem usa smartphone, né? Afinal, os celulares têm cada vez mais funções e aplicativos, o que faz eles serem usados várias horas por dia! Mas será que carregar a bateria com frequência realmente vicia o telefone e diminui a capacidade dela? Vem comigo que eu tiro essa dúvida que muita gente tem!


Afinal, o que é mito ou verdade sobre a bateria?

Você já deve ter ouvido conselhos como tirar o carregador da tomada antes da bateria ficar 100% carregada ou não deixar o smartphone carregado na tomada pra não viciar! Mas a verdade é que nada disso vale pros modelos atuais de smartphone.


Os celulares, assim como outros eletrônicos, têm baterias de íons de lítio e não são capazes de memorizar quando foi a última vez que recebeu carga. Por isso, a bateria não fica viciada. E deixar o aparelho no carregador com frequência também não influencia na vida útil dela, tá?


Então, por que a carga da bateria dura menos com o passar do tempo?


A bateria, com o passar do tempo e uso, vai perdendo a capacidade de guardar energia e isso é inevitável. Mesmo no carregador, chega um momento que ela não consegue mais atingir 100% de recarga.


Pra você ter uma ideia, a vida útil de uma bateria de smartphone é de mais ou menos 3 anos, dependendo do quanto você usa e qual o modelo dela. Quando seu celular chega ao ponto que precisa ser carregado várias vezes ao dia, vale a pena comprar uma bateria nova, viu?


Enquanto isso, pra te ajudar a ter a bateria carregada durante o dia todo, você pode usar o power bank, que é um carregador portátil pra smartphone. Afinal, nem sempre tem uma tomada por perto! Vai te ajudar bastante.


E de onde surgiu o mito que a bateria vicia?

Os primeiros aparelhos celulares tinham baterias com íons de níquel e tinha que esperar toda a carga do telefone acabar pra poder recarregar. E se você não fizesse isso, aí sim o sistema de memória do telefone era afetado pelas cargas irregulares. Mas hoje isso não acontece mais, tá?


Então, agora você sabe que pode carregar seu smartphone quando quiser, pois a bateria não fica viciada. ;)


Tá precisando de um carregador pro seu smartphone? Aqui no Magazine Luiza tem!