Capas protetoras

A+ A-

As capas protetoras de travesseiro, colchão e edredom não são mais objeto de luxo, mas item obrigatório em todo o enxoval que se preocupa com a higiene. Elas protegem contra sujeiras, líquidos, bactérias, ácaros e torna seu travesseiro entre outros muito mais duráveis.

Lavar um colchão é uma tarefa bastante difícil, sendo quase inviável tirar manchas e fazer uma constante higienização, mas com as capas eles se mantêm intactos contra manchas inclusive, e podem ser retiradas, lavadas e repostas, limpas como novas.

Nos travesseiros, elas ficam em cima da fronha, outra forma de proteção, mas mais fina e vulnerável as sujeiras. Sua função também é manter o travesseiro mais rígido, sem afundar e perder a forma durante o sono, o que proporciona maior qualidade neste período e ao despertar.

Há uma boa variedade de materiais no mercado, mas os mais indicados são os feitos de algodão, macio e leve, com uma textura com menos atrito; os de malha, bastante maleáveis e também com uma textura agradável e confortável. Alguns misturam a malha ao algodão, impermeáveis e que não correm o risco de vazar líquidos. São mais fáceis de limpar, até mesmo com um pano úmido, evitando lavá-lo por completo. 

Algumas capas protetoras são feitas de veludo - macio, mas quente; de poliéster, muito mais durável, mas mais duro e incomodo; pano de Terry, impermeável, antipuxe, antiácaro e permeável ao ar.

A maior parte dos modelos são simples, com cores básicas como branco ou creme. Mas outros buscam uma variedade maior de adornos, como aplicações de bordados, cores variadas, acolchoados com enchimentos etc. que podem decorar o ambiente.
 
Mas como ele absorve o suor, as sujeiras e poeiras, também precisa ser conservado não só para ter durabilidade, mas para manter a ação de proteção. Ele pode ser escovado e aspirado regularmente, cuidando para retirar a roupa de cama e deixá-lo respirar. Lave as capas semanalmente, apesar de escová-las e aspirá-las, para tirar a sujeira grossa e as manchas, só expondo no travesseiro e colchão depois de totalmente secas.

Com essas dicas simples, seu colchão, travesseiro e edredom estarão novos sempre, limpos e bem conservados, com as suas respectivas capas protetoras.