Caminhão: como escolher os pneus?

A+ A-

                

Tá precisando de uma ajudinha pra escolher pneus pro seu caminhão que sejam seguros, durem bastante e ainda ajudem a economizar combustível? Então, precisa ficar de olho em uns detalhes que fazem toda a diferença na hora da compra! E investir nos pneus ideais ajuda até a diminuir gastos com manutenção de outras peças no dia a dia, viu? Vem ver essas dicas!


Escolhendo pneus pro caminhão

Gente, a primeira coisa pra ficar de olho é no tamanho dos pneus, tá? Tem que seguir a orientação do fabricante do seu caminhão e essa informação tá no manual do veículo.

Pneus com o tamanho errado podem estragar outras peças do caminhão, como a suspensão e os amortecedores, ou atrapalhar você enquanto dirige. Melhor fazer certinho, né?

E também fique de olho no tipo de banda de rodagem ideal pra cada pista, tá? Se não escolher o modelo certo, ela vai ficar gasta mais rápido!
 

A banda de rodagem tem riscos que ajudam a manter o caminhão firme na pista


Tipos de banda de rodagem

Como tem estrada com asfalto, paralelepípedo e terra, a dica é escolher os pneus com banda de rodagem pra pista que você mais roda! Agora, o peso que o caminhão vai carregar, o eixo em que vai ser colocado e a quantidade de eixos no veículo também fazem diferença, viu?

All Position - Por exemplo, tem o All Position, um tipo de banda de rodagem que serve pra qualquer roda do caminhão, dá pra fazer transporte de cargas menores e em curtas e médias distâncias, é resistente e tem um alto poder de tração e frenagem em piso molhado.

Simétrica e Assimétrica - E os pneus com banda de rodagem simétrica, ou seja, com os mesmos desenhos e ranhuras em todo pneu, são mais indicados pra caminhões que circulam na cidade, tá? Tem também os com banda de rodagem assimétrica, que têm sulcos com diferentes desenhos que são ótimos pra fazer curvas! Aí sim!

Direcional - Já os pneus com banda de rodagem direcional ou unidirecional têm desenhos que lembram a letra V. Sabia que isso deixa o caminhão com mais estabilidade nas curvas e pronto pra altas velocidades? Uau!


Tipos de pneus pra caminhão

Além desses detalhes que te falei, os pneus pra caminhão podem ser de baixa, média e alta severidade, tá? E também tem os modelos off-road e mistos! Isso quer dizer que qualquer um dos modelos com as bandas de rodagem que falei podem ser encontrados em até mais de um desses tipos. Daí você tem que decidir qual é o ideal pro seu dia a dia. Dá uma olhada:

Baixa severidade: Esse tipo é pro caminhão que roda bastante pelas estradas asfaltadas, principalmente aquelas mais retas. É um pneu mais leve, fácil de manobrar, que alcança boas velocidades e até economiza combustível. Legal, né?

Mas como é mais leve, o pneu de baixa severidade não aguenta muito peso, calor e impactos como outros modelos. Então, não é uma boa ideia usar ele numa estrada de terra ou esburacada!

Alta severidade: Os pneus de alta severidade são mais duros e pesados, viu? Se seu caminhão está sempre cheio e pesado, passa por estradas de asfalto e precisa acelerar e frear toda hora por causa dos semáforos, eles são os ideais!

Pra dentro das cidades, fazendo entregas durante todo dia e em distâncias curtinhas, esse tipo de pneu é ótimo! Mas como ele é pesado, o caminhão precisa ter um motor mais potente, tá?

Média severidade: Os pneus de média severidade são um meio-termo dos dois que eu falei, viu? Então, eles servem pra um pouco de tudo, como viagens não tão longas e ruas inclinadas, porque garantem resistência e velocidade.

Só que você não pode escolher ele achando que esse é o ideal pra tudo, porque só pra um tipo de uso, o custo x benefício não vai valer a pena! Os trajetos têm que ter longas retas e também aquelas mais difíceis, com curvas, tá?

Off-road: Pra quem pega muita estrada de terra e barro, esse é o ideal! O pneu off-road é mais resistente pra esse tipo de pista, evita atoleiros e a perda de equilíbrio nas curvas por causa de areia ou lama.

Então, se você transporta produtos como madeiras, minérios e outras cargas pro interior, onde não tem asfalto, é bom considerar esses pneus!

Mistos: Só que pode ser que seu caminhão precise passar tanto pelas estradas de terra quanto asfalto, né? Pra isso, tem os pneus mistos! E pra ter um bom custo-benefício, metade de cada trajeto deve ser feito num tipo de pista.

Tem muitos detalhes importantes pra escolher seu pneu, né? Então, se ficar na dúvida, vale a pena conversar com um borracheiro da sua confiança antes da compra!


Ah, e depois de comprar os pneus pra caminhão, tem que cuidar deles direitinho pra que durem bastante! Se quiser umas dicas de como fazer isso, dá uma olhada nessa matéria aqui!

Os melhores pneus pra caminhão tão aqui no Magazine Luiza! Aproveita, viu?