Calota pra carro: como cuidar

A+ A-

Olha, pode parecer que não, mas as calotas são bem importantes pro seu carro, viu? É que, além de deixar o visual das rodas bem legal, elas ajudam a proteger as rodas contra impactos! Por isso, vale a pena cuidar delas direitinho. Mas não precisa de preocupar porque isso é algo superfácil de fazer, tá? Olha só:


Faça a limpeza correta delas

Se você não gosta de levar o automóvel pra fazer a limpeza dele num lugar especializado, pode cuidar da higiene das calotas em casa! É só usar água, detergente neutro e uma esponja que não seja abrasiva, tá? Não pode esfregar com aquela esponja que tem um lado mais áspero, pra evitar arranhões, combinado?


E pra alcançar as partes mais difíceis, use um pincel automotivo. Daí, antes de jogar a água, você usa ele pra retirar o pó.


Se a sua calota for de plástico, uma dica é não lavar ela depois da calota pegar muito calor e sempre usar água na temperatura ambiente, tá? Senão, ela pode entortar!


Preste atenção ao estacionar o carro


Chegou a hora de fazer uma baliza e, acredite, é normal às vezes ficar com medo dessa manobra. Mas fique tranquilo e lembre das aulas da autoescola. Daí, é só tomar cuidado pra não raspar a roda no meio-fio, tá? Esse raspão pode quebrar ou soltar a calota. Então, se ouvir algum barulho, pare o carro e comece todo o processo pra estacionar de novo, combinado?


Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia

Carro desalinhado e desbalanceado trepida muito, né? E isso, além de prejudicar o modo como você dirige o automóvel, também pode fazer com que a fixação das calotas nas rodas seja prejudicada. Assim, em altas velocidades, elas podem se soltar! Olha o perigo! Então, todo cuidado é pouco!


Seu carro tá precisando de calotas novas? Dá uma conferida em vários modelos incríveis aqui no Magazine Luiza! E escolha as suas preferidas!