Caipirinha e seus segredos

A+ A-

Não há quem resista a uma caipirinha bem preparada ? um drink 100% brasileiro, a clássica mistura de cachaça, limão e açúcar é uma paixão nacional e faz sucesso em qualquer ambiente. Não é à toa que os turistas que visitam o nosso país não abrem mão de experimentar a bebida.

Fazer uma caipirinha não é uma tarefa difícil, mas existem alguns truques. O essencial é contar com bons ingredientes e estar bem equipado. Algumas pessoas preferem preparar a bebida em uma coqueteleira ? uma boa escolha é a Edfort, que prepara até 750 ml de bebida de uma vez e torna o procesos mais rápido ? enquanto outras são adeptas da preparação considerada mais tradicional, que usa o socador para misturar os ingredientes. A Tramontina possui uma linha especial voltada para os fãs da caipirinha,  que incluem, além do socador e do copo próprio, uma tábua de madeira especial que vai dar mais firmeza na hora de preparar a bebida.

Agora é a hora de escolher os ingredientes. Para fazer uma caipirinha tradicional de limão e cachaça, providencie um limão por dose, e uma boa cachaça. Os melhores resultados, segundo os especialistas, são obtidos com o uso de cachaças artesanais sem alto teor alcóolico ao invés das industrializadas. O açúcar pode ser branco mesmo, mas algumas pessoas preferem o mascavo ou mel para adoçar. O gelo pode ser inteiro ou picado. Uma Máquina de Gelo digital Cosmec, que produz cubos em oito minutos, pode ajudar bastante na tarefa se você está preparando bebidas em quantidade.

Para que o gosto fique realmente bom e sem amargar, corte o limão em pedaços pequenos, cuidando para que o centro da fruta (a parte branca) seja retirado, assim como fios. Feito isso, coloque o limão e açúcar a gosto no copo e esprema com o socador até extrair bastante caldo. Coloque o gelo e 50 ml de cachaça no copo e mexa até os ingredientes ficarem bem misturados. Pronto, sua caipirinha está pronta para servir ? coada ou com os pedaços, de acordo com o gosto de cada um.

Se quiser variar um pouco, use lima da pérsia ou morango ao invés do limão. Também fica uma delícia. Alguns chefs usam cravo e canela, fazendo versões mais sofisticadas da bebida. Use a criatividade e surpreenda seus amigos com um drink espetacular!