Cafeteira italiana x francesa

A+ A-

Se tomar um bom cafezinho já é um dos momentos mais agradáveis do dia, ter uma cafeteira italiana ou francesa em casa vai fazer toda a diferença pra tornar essa hora ainda mais especial. É que essas cafeteiras são clássicas e preparam um café delicioso! Quer saber a diferença entre elas? Vem comigo!


Cafeteria italiana

A cafeteira italiana, também conhecida como moka, é famosa no mundo todo. Tudo porque ela prepara um dos cafés mais gostosos e concentrados que existe, o famoso café expresso.


E é muito fácil preparar um cafezinho nela, viu? Você só precisa colocar água no compartimento de baixo dela, conhecido como caldeira, o pó de café no funil que vai no meio, levar ao fogão e esperar o café subir e ficar pronto no recolhedor, que é a parte de cima da cafeteira. Simples, né?


Ah, e o café sobe para o recolhedor usando apenas a pressão natural do vapor, que sobe e se mistura com o pó do café. E as cafeteiras italianas costumam ser feitas em alumínio e tem modelos que preparam de 3 a 6 xícaras de café. Dá pra servir toda a família, hein?


Cafeteira francesa

A cafeteira francesa, ou prensa francesa, prepara café expresso, mas também é ótima pra fazer um chazinho, viu? Ela é ideal pra quem gosta da bebida encorpada!


O sistema de preparo dela é bem diferente da versão italiana. Mas também é bem fácil de fazer. Basta você colocar o pó de café na cafeteira, encher com água quente, misturar e deixar descansando por uns 4 minutinhos. Depois disso você pressiona o êmbolo da cafeteira, que fica na ponta da cafeteira, e assim consegue filtrar o pó, deixando ele no fundo da garrafa.


Esse processo dá o gostinho especial que, com certeza, vai encantar você e sua família, viu? As cafeteiras francesas podem preparar mais ou menos 500ml de café e costumam ser feitas de vidro e aço inox!
 

Agora, sabe o que é bom mesmo pra fazer um café delicioso? É usar um grão de café moído na hora! Olha aqui essas dicas que eu separei!


Deu vontade de experimentar um café feito na cafeteira italiana ou francesa? Então, compre agora uma aqui no Magazine Luiza!