Brincar pra aprender e se divertir

A+ A-

Gente, na hora de ensinar as crianças, brinquedos educativos podem dar uma mãozinha, viu? Afinal, eles ajudam desde bebês a entenderem cores e formas até crianças maiores a lidar com palavras, continhas e tudo isso brincando! Agora, quer saber como? Então, vem comigo que eu te conto tudo!


Monte uma Brinquedoteca

Olha, o legal é deixar o quartinho da criança pronto pra brincadeiras e aprendizado. Pra isso, vale a pena ter uma brinquedoteca em casa! Daí, pra cada fase da criança, os brinquedos e móveis vão mudando.


Pra crianças de até 3 anos, por exemplo, os tapetinhos, teatrinhos, blocos de montar, cadeirinhas e mesinhas pra brincar e estantes ou prateleiras baixinhas em que os livros ficam acessíveis dão liberdade e já ensinam o lugar certo dos brinquedos. Legal, né?


Quando a criança chega na idade escolar, além da mudança dos brinquedos, as mesinhas e estantes ganham espaços pra livros, cadernos, canetinhas e tintas. Nessa fase, é importante ter brinquedos educativos que ensinam números, letras, palavras e estimulem a desenhar e escrever, como as lousas.


Pros pequenos acima dos 6 anos de idade, tanto a vida escolar como social tão a todo vapor. É legal ter jogos e outros tipos de brinquedos que a criança possa brincar com vários colegas, aprender e se divertir disputando com eles.


Olha só minhas dicas pra você montar a brinquedoteca do seu filho com brinquedos educativos ideais pra cada fase:


Até 2 anos

Cadeirinha de balanço e jumper - tanto a cadeirinha quanto o jumper podem vir com móbiles bem coloridos, centro de atividades com botões pra apertar, sons e músicas que estimulam a criança. Ideal pra bebês entre 2 e 7 meses. Lindos demais!


A cadeira de descanso com atividades estimula bebês bem pequenos


Tapete educativos - pra criança que já engatinha, os tapetinhos são ótimos! Eles cheiram bem, podem ter várias cores e são seguros. Além disso, dá pra escolher tapetes em tecido com sons e arcos com móbiles cheios de atividades, viu?


E tem os tapetes educativos de EVA, que podem acompanhar o bebê até os 2 anos, já que eles vêm com letras destacáveis, blocos que viram cubos, amarelinhas e outras brincadeiras que ensinam números, letras, formas e cores. Legal, né?
 

Tapetes de atividades têm várias brincadeira pro bebê aprender cores e formas


Brinquedos musicais - tem de vários tipos e pra várias fases do bebê, viu? Pros bebês de seis meses, os ideais são aqueles que só tocam música. Entre 6 meses e um ano, dá pra apostar em modelos com botões e outros encaixes pra puxar, morder e apertar, abrir e fechar!


Pras crianças a partir dos 18 meses, tenha brinquedos musicais que ensinam a falar, cantar, abrir e simulam coisas do dia a dia, como telefones celulares de mentirinha.


Tem até os smart toys, que são brinquedos inteligentes que falam e interagem com a criança. Muito fofos!


Brinquedos como o smart Toy interagem com os bebês e ensinam a falar


Brinquedos de encaixar formas - entre 18 meses e 3 anos, os
blocos de montar fazem sucesso, viu? É a idade que a criança começa a assimilar cores, formas e espaço. Eles exigem raciocínio pra encaixar um círculo no buraco certo, ensinam sobre cores, formas e são muito divertidos! Uma dica é comprar bloquinhos que já vêm com mesas e cadeiras pra criança se divertir.


Brinquedos de encaixar ensinam sobre cores, forma e espaço


De 3 a 6 anos

Jogos - quando a criança entra na idade escolar, quer aprender muitas coisas novas e fazer amiguinhos, né? Então, jogos infantis como dominó, quebra-cabeça ou jogo da memória são ótimos porque têm letras, números, frutas, partes do corpo humano, cores e formas! Tudo isso ajuda no raciocínio lógico, memorização e faz a criança brincar junto com os coleguinhas, além de usar o que tá aprendendo na escola!


Bloquinhos pra montar ensinam enquanto a criança cria seu faz de conta


Lousa mágica e quadro educativo - geralmente eles podem ser usados com caneta hidrográfica, caneta magnética ou com giz, tá? Eles são legais porque são uma oportunidade da criança repetir o que aprendeu na escola dentro de casa com desenhos, escrevendo o nome dela, rabiscando coisas do faz de conta e criando historinhas!


Tem lousas mágicas e quadros muito lindos que já vêm até com ábacos, que são aquelas bolinhas que ensinam a fazer contas de um jeito bem fácil!
 

O quadro lousa com ábaco e relógio ensina escrever, contar e ver as horas


Blocos pedagógicos - pras crianças de 3 a 6 anos, blocos podem ter mais coisas do dia a dia, como montar parte do corpo humano, juntar partes de frutas e vegetais e até ganhar versões de madeira pra montar cidades, como no brinquedo Brincando de Engenheiro!
 

Brincar de engenheiro, por exemplo, estimula a imaginação


7 anos ou mais

Com mais de 7 anos, a escola começa a ter muitas atividades e as crianças ganham um círculo maior de amigos. Elas querem brincar e descobrir um mundo de livros, filmes e séries pra dividir com os amiguinhos! Olha o que pode ajudar a educar brincando:


Xadrez escolar - o xadrez é um jogo de tabuleiro que tem várias regrinhas e que faz a criança ter foco e muita atenção pra realizar cada movimento, viu? Daí, enquanto ela vai aprendendo, também começa a prever os movimentos que a outra pessoa vai fazer e como isso pode dar vantagens ou fazer ela perder! É um jogo que trabalha raciocínio lógico, atenção e melhora até o rendimento escolar em matemática. Demais, né?
 


Jogos de perguntas e respostas - os jogos de conhecimento que criam disputas entre várias crianças são muito divertidos e ensinam sobre português, matemática, história, geografia, ciências e outras áreas, tá? É um jeito de aprender mais sobre matérias escolares mas brincando com amigos e com a família. Amei!


Jogos como Perfil ensinam a mostrar e adivinhar lugares, pessoas e coisas


Jogos de química e ciências - os brinquedos de laboratórios, telescópios pra criança e até os que criam experiências científicas fazem com que as crianças tenham mais curiosidade sobre física, biologia e química, viu? E, além de ajudar de um jeito prático nessas matérias, também criam espírito investigativo, incentivando os pequenos a saberem mais sobre como as coisas funcionam. Eles vão adorar!


Crianças entre 8 e 10 anos vão amar ganhar o seu primeiro laboratório


Quer saber mais sobre brinquedos que estimulam a criatividade e fazem a criançada aprender muito? Então, clica aqui e conheça os benefícios das brincadeiras de faz de conta!


Que tal comprar brinquedos educativos incríveis pras crianças, hein? Aqui no Magazine Luiza tem um monte! Vem conferir e escolher os seus preferidos!