Bijuterias, semijoias e joias

A+ A-

Pode até parecer fácil diferenciar uma bijuteria de uma joia só de bater o olho, não é mesmo? Mas algumas peças são tão lindas e bem feitinhas,  que parecem valiosas e podem confundir um pouco. Aí, só conhecendo o material que que ela foi feita pra saber exatamente qual é qual.


Aliás, é exatamente isso que diferencia uma joia de uma semijoia ou bijuteria: a quantidade ou existência de material nobre que tem nela. Calma que eu te explico melhor!


- A joia é feita com material nobre como ouro ou prata. E pode ter pedras preciosas, como brilhantes e diamantes também. E as jóias são mais caras, porque todos esses materiais são bem difíceis de encontrar na natureza, além de durarem por mais tempo. Talvez seja por isso que as joias de família são passadas de geração pra geração. Né, gente?

- Agora, a semijoia é feita com material que não é considerado nobre, como o estanho, latão ou bronze. Mas, ela tem uma camadinha de ouro ou prata. E pra ganhar um charme a mais, elas podem ter pedras ou cristais, como as zircônias, que imitam o diamante.


- Já a bijuteria não tem material nobre. Ela pode ser feita de estanho, latão, bronze ou níquel. Além disso, dá pra encontrar algumas com cristais ou pedrinhas em vidros, que lembram os brilhantes e diamantes. Ah, e mesmo não sendo feitas com ouro ou prata, têm bijuterias muito bonitas e de qualidade, viu?


Gente, e que tal fazer um mix de joias, semijoias e bijuterias?

As joias e semijoias, são ideais pra usar em ocasiões especiais.
E como as bijuterias são mais baratas, você pode comprar vários modelos e montar o seu look pra usar no dia a dia.


Agora, se quiser saber como conservar suas joias, semijoias e bijuterias. Dá uma olhadinha aqui.


No Magazine Luiza você também encontra joias, semijoias e bijuterias lindas!